Programa de Gestão trata liderança empresarial

Segunda edição do Programa Gestão e Negócios da FIEPE discutiu as características necessárias à boa liderança no atual cenário econômico

A segunda edição do Programa Gestão e Negócios da FIEPE discutiu, dia 23, as características necessárias à boa liderança no atual cenário econômico. A especialista em RH Karin Parodi explicou que o segredo é estimular o desenvolvimento dos colaboradores. O encontro reuniu cerca de cem participantes na sede da Federação, em Santo Amaro.

Parodi realizou um estudo com mais de 500 empresas brasileiras e concluiu que o gestor precisa reunir três perfis: o de gerente, o de líder e o de coach. "Este último, no entanto, está cada vez mais valorizado. Trata-se da habilidade em criar um bom ambiente de trabalho e estimular as competências dos colaboradores", afirmou. Ela ainda lembra que o conhecimento, a capacidade de administrar recursos e a empatia - prerrogativas do gerente e do líder - ainda são importantes. "Mas o foco agora é o comportamento", completou a especialista.

Para o diretor administrativo da FIEPE, Carlos Abdenor, a importância de se debater liderança cresce a cada dia. "Ela influencia a permanência da mão de obra qualificada. Cerca de 50% das pessoas pedem demissão por questões salariais, mas a relação com o gestor e afinidade com os ideais da empresa pesam muito", avaliou o diretor durante a abertura do evento.

O próximo encontro realizado pelo Programa Gestão e Negócios ocorre em 10 de outubro e vai trazer a professora da PUC e colunista do jornal Valor Econômico Betânia Tanure. Ela abordará o gerenciamento com foco nos resultados e vai apresentar histórias de sucesso, como as das empresas Nike, Roche e Vivara. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (81) 3412-8461.

Relacionadas

Leia mais

Liderança Transformadora: Estratégia, Competitividade e Inovação
Fiepe aborda prevenção de problemas ambientais em curso gratuito

Comentários