PROERD forma VIII turma da Escola Conselheiro Saraiva

A solenidade de formatura aconteceu no Auditório Fernando Bezerra, na sede da FIEPI

 A noite da última terça-feira foi de festa para os mais de 50 alunos do quinto ano da Escola SESI Conselheiro Saraiva, de Teresina. Eles fazem parte da VIII Turma da Escola formada no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A solenidade de formatura aconteceu no Auditório Fernando Bezerra, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI). 

Durante um ano, os alunos do SESI tiveram 12 lições ministradas pelo instrutor Clendson, da Polícia Militar do Estado do Piauí. Em sala de aula, eles aprenderam, por exemplo, a dizer não às drogas, as fases da amizade e a importância de cultivá-las e a fazer escolhas. “O PROERD trabalha com essa perspectiva de combate às drogas, através da prevenção”, comenta. Para major Elizete, coordenadora do Programa, é uma satisfação ver mais uma turma sendo formada. “O PROERD é mais que um programa de combate às drogas. É um resgate à cidadania”, afirma. 

Implantado no Piauí em 2004, o PROERD está há oito anos na Escola do SESI. Para a diretora da instituição, Maria Goretti de Castro, o programa é uma semente plantada em cada um dos alunos. Da escola, eles espalham para casa e comunidade. “Eles ficam empolgadas durante essas aulas. Todo o assunto é tratado de forma leve, o que contribui para o entendimento deles”, frisa a diretora. 

A empolgação dos alunos foi vista durante a formatura. Seis meninos e meninas foram escolhidos para ler suas redações sobre o programa e o que aprenderam. A aluna Maria Eduarda resumiu: “Foram lições que aprendemos para usar durante a vida”, disse.

Relacionadas

Comentários