Pernambuco é campeão da prova individual de Panificação

Criatividade, concentração, segurança e precisão foram fundamentais para os seis competidores da prova individual de Panificaçãoda

“Quis homenagear a natureza e os animais, por isso, escolhi uma árvore” - Leína Silva, vencedora da prova individual de Panificação

Criatividade, concentração, segurança e precisão foram fundamentais para os seis competidores da prova individual de Panificaçãoda Olimpíada do Conhecimento 2016, realizada nesta sexta-feira (11). Eles tiveram que mostrar suas habilidades e controlar o nervosismo para montar, em uma hora e meia, uma escultura em massa com tema livre.

Leína Silva, de 22 anos, representando o estado de Pernambuco foi a vencedora do desafio. Ela fez uma escultura em formato de árvore, com frutas e, em um trabalho delicado, fez até pequenos pássaros de massa pousados na peça. “Quis homenagear a natureza e os animais, por isso, escolhi uma árvore, estamos vivos por causa delas”, explicou a estudante.

Emocionada com a premiação, a campeã Leína conta que não estava nervosa durante a prova. “Eu estava ciente do que estava fazendo, mas não acreditava que ia ganhar. Os outros foram muito bons”, disse a estudante, que fez o curso técnico em Alimentos no SENAI de Petrolina (PE), entre 2014 e março de 2016. Leína mora na vila Sobradinho e conheceu o SENAI por meio de um amigo. Foi ele quem a inscreveu no curso técnico. “Eu gostei tanto que não parei até hoje de estudar e quero seguir carreira nessa área”, conta.

Público presente na competição votou nos favoritos: Thiago Pereira (RN), Leína Silva (PE) e Samária Carey (MT) foram os grandes vencedores

A competição reuniu os seis melhores alunos do Brasil de panificação do SENAI e foi decidida pelo voto do público presente no evento. Também participaram do desafio os estudantes Thiago Pereira, do Rio Grande do Norte (segundo colocado na prova); Samária Carey, do Mato Grosso (terceira colocada); Edson Melo, de Alagoas; e Rafael Silva, de Sergipe.

Em ritmo de Olimpíada – Sexta-feira (11), 9h40: “Dentro de 20 minutos, vamos dar início ao grande desafio do curso técnico em Panificação”, anunciou ao público o apresentador da prova.

Nesse momento, os alunos estavam a postos e concentrados na mesa onde iriam trabalhar na hora seguinte. Quando faltava apenas um minuto para o início do desafio, eles colocaram as luvas, e, de olho nos ingredientes, começaram a preparar as esculturas gourmet em seis mesas em frente ao público da OC2016 .

Aos poucos, as massas foram tomando forma – de casa colorida (com paredes azuis e telhado alaranjado), de berço, de árvore e até de esculturas abstratas.  Para chegar ao resultado, os competidores demonstraram suas habilidades em modelagem, pintura e colagem de peça em massa fermentada.

Todos precisaram usar técnicas de pintura com aerógrafo (kit de pintura usado em panificação), criação de texturas com grãos (como gergelim e linhaça) e farinha e composição da massa com farinha e material específico para colagem.

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO – A maior competição de educação profissional das Américas ocorre de 10 a 13 de novembro, em Brasília. Promovida a cada dois anos pelo SENAI em parceria com o SESI, neste ano conta também com a participação dos Institutos Federais de Educação. Durante a Olimpíada, o visitante poderá acompanhar o dia a dia de várias profissões da indústria e assistir a alunos da educação profissional competindo em desafios por equipe.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Técnico em Panificação pode atuar em todas as áreas do setor
6 passos para desenvolver seu potencial criativo
Aumento da produção do gás em terra criará empregos e ajudará a reduzir custos da indústria

Comentários