Os caminhos para melhorar a qualificação profissional e diminuir a evasão escolar e o desemprego

Em webinar promovido pelo Metrópoles, deputado Marcelo Ramos, sociólogo Simon Schwartzman e diretor do SENAI tratam do novo ensino médio e da requalificação de mão de obra

Realizado nesta terça-feira (6) pelo Metrópoles em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o webinar Educação para o Novo Mundo do Trabalho promoveu um debate sobre a formação e a inserção profissional, principalmente de jovens; além dos impactos das novas tecnologias no mercado de trabalho. 


“Precisamos de um sistema educacional que dê identidade social a todos e, para isso, não temos que olhar como único caminho de saída a formação universitária, até porque hoje só cerca de 20% vão para o ensino superior. O grande desafio e oportunidade é a implementação do novo ensino médio”, defendeu o diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi, na abertura do evento.


Com mediação do jornalista Caio Barbieri, o webinar contou com a participação do Lucchesi, que também exerce o cargo de diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI); do deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM); e do ex-presidente do IBGE e membro da Academia Brasileira de Ciências, Simon Schwartzman.


“A primeira premissa equivocada é que formamos todos os nossos estudantes na falsa perspectiva de irem para a faculdade. A segunda é que formamos para uma tal educação para a cidadania, como se fosse possível exercer cidadania sem trabalho. Não são realidades desconectadas”, observou o parlamentar.


Os convidados argumentaram que as mudanças em andamento na educação básica para combater a evasão e ampliar o leque de possibilidades para os estudantes são também o primeiro passo para solucionar o problema do desemprego e da baixa qualificação dos brasileiros. Para Schwartzman, a ideia de que todos querem e precisam de um diploma universitário é cultural e estrutural.

“O ensino médio não pode ser um beco sem saída para quem não consegue ir para o ensino superior. Muita gente não consegue entrar, metade abandona antes de terminar e muitos que concluem ensino superior não vão conseguir uma vaga e trabalhar na área, ocupando uma função de nível básico”, lamentou o sociólogo.

Vice-presidente da Câmara dos Deputados, Ramos afirmou que dois avanços foram a aprovação da Lei do novo ensino médio e do Fundeb

Convênios podem ampliar educação profissional no novo Ensino Médio 

Marcelo Ramos disse que legislações recentes - a Lei 13.415/2017, do novo ensino médio, e a Lei 14.113/2020, do Fundeb - prepararam o arcabouço legal, mas é preciso acabar com alguns preconceitos e resistências, incluindo o das parcerias, para avançarmos.

A possibilidade de convênios com instituições de educação profissional como o SENAI, que já contam com a infraestrutura de sala de aula, a metodologia, os equipamentos e os docentes para o itinerário de Formação Técnica e Profissional (FTP) já está prevista na Lei 13.415. Porém, ficou de fora do modelo de financiamento, o que é indispensável para ampliação da oferta a quem mais precisa, os alunos da rede pública.

Lucchesi destacou que o SESI e o SENAI formaram a primeira turma do novo ensino médio no Brasil em dezembro do ano passado e que essa experiência pioneira - hoje presente em escolas SESI de 23 estados, com mais de 10,4 mil estudantes -, pode ser referência na implementação em outras redes de ensino. E não só no ensino médio, como também na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na aprendizagem.

O Brasil tem dados alarmantes de evasão escolar, que devem piorar com a pandemia. Se, por um lado, existe um custo social de uma criança e adolescente que abandona a escola, por outro, há uma demanda reprimida pela formação profissional. 

“Pesquisa do estado de São Paulo mostra que 55% dos jovens queriam se matricular no itinerário técnico profissional. Temos 78 milhões de brasileiros adultos sem ensino médio e matrículas de EJA só caindo”, argumentou o diretor-geral do SENAI.

Rafael Lucchesi, diretor da CNI e do SENAI, destacou que o Brasil precisa ampliar oferta da educação profissional

Requalificação e indústria 4.0

Junto ao desafio de ampliar a oferta da formação profissional está o compromisso de garantir a qualidade, a atualização e o alinhamento ao setor produtivo. Marcelo Ramos contou que ouviu de empresários da Zona Franca de Manaus que a maior dificuldade para quem está migrando para a indústria 4.0 é encontrar mão de obra qualificada para operar novas máquinas e lidar com as tecnologias.

“A gente vai conseguir superar isso e não tenho dúvida que o SENAI está à frente de outras instituições de ensino profissional, justamente pela conexão diária com o setor produtivo e pelo mecanismo mais ágil de atualização dos cursos e dos currículos. No sistema público, isso é mais amarrado”, ponderou o parlamentar.

Nesse aspecto, Simon Schwartzman fez duas observações: “É muito importante o ensino profissional estar ligado à vocação econômica de cada região. E o processo de educação é contínuo, enquanto você estiver ativo e trabalhando, você precisa ser requalificado. E hoje você não precisa mais sair de casa e sentar em uma cadeira para fazer um curso. Temos um outro ambiente, virtual”.

Assista ao webinar na íntegra:

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