Nova ocupação da WorldSkills, Logística tem foco internacional

Preparação do competidor brasileiro para o mundial de profissões técnicas conta com treinamentos ministrados em inglês e estágios em grandes empresas para colocar os conhecimentos em prática

Avaliar, projetar e implementar sistemas de transporte, armazenamento, distribuição e entrega de produtos são algumas das tarefas que um técnico em Logística exerce. A profissão foi adicionada este ano na lista da maior competição de ensino profissional do mundo, a WorldSkills, e o Brasil será representado por Rafael Cordeiro.

O jovem de 21 anos, que já concluiu o curso técnico na área, está estagiando em empresas por todo Brasil com a supervisão do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para conhecer e colocar os conhecimentos adquiridos em prática.

“Essa semana, por exemplo, eu estou treinando na área de exportação de uma empresa de móveis, estudando a parte de comércio exterior desse produto. Estou aqui para absorver os trâmites das documentações, como são feitos processos e como lidar com cada parte envolvida”, conta Rafael.

O desafio da nova ocupação do mundial de profissões é voltado para o campo internacional e consiste no agenciamento de carga, conhecido no ramo como door to door. Na competição, que será realizada em agosto, na Rússia, Rafael terá que realizar uma série de processos operacionais e estratégicos para retirar a carga com o fornecedor e entregá-la ao cliente. Para isso ele deve conhecer os diferentes modais de transporte, desembaraço aduaneiro, seguro, legislação internacional, ter uma boa comunicação e fluência em inglês. 

Ele explica que além dos estágios, para se sair bem nas provas tem treinado bastante e seguido um cronograma estabelecido pela delegação. “Às 6h da manhã temos que estar na área do hotel para realizarmos atividade física. Às 7h vamos ao centro de treinamento, onde ficamos até as 18h”, diz Rafael. Para ele, é uma oportunidade enriquecedora poder representar o Brasil na profissão que escolheu.

"Por meio da competição, estou tendo a oportunidade de conhecer pessoas de diversas áreas, além de poder me especializar no curso técnico de minha formação: Logística", conta Rafael.

CATEGORIA - Logística pode ser definida como o processo de planejar, executar e controlar de forma eficiente o transporte, a movimentação e o armazenamento de mercadorias dentro e fora das empresas. É um ramo bem amplo e entre essas atividades está o agenciamento de carga, que consiste em organizar o embarque de mercadorias desde o fornecedor ao destino final usando diferentes transportes. 

A expert em Logística Alda Yoshi Uemura Reche explica que a ocupação foi inserida neste ano na WorldSkills devido a maturidade do mercado. "O agenciamento de carga é amplamente utilizado por empresas e as operações de importação e exportação demandam competitividade, eficiência, pontualidade e agilidade na execução dos processos", pontua. Para Alda, a modalidade também difere das demais por se tratar de uma série de atividades permitindo que o profissional acompanhe todos os processos como transporte, distribuição, desburocratização e outros. 

Aqui no Brasil, segundo levantamento realizado pelo Ministério do Trabalho em 2017, mais de 400 mil pessoas trabalham nos três principais setores de logística do país: consultoria em gestão empresarial, operações de transportes multimodais e no campo de defesa. Esse número tende a aumentar e, para qualificar profissionais, o SENAI oferece o curso técnico em Logística com duração de 2 anos. Acesse a plataforma Mundo SENAI e confira outras informações.

A WORLDSKILLS - Realizada a cada dois anos, a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo e já ocorre há mais de seis décadas. Os melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviços. Os competidores precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade.

Relacionadas

Leia mais

Há vagas: SENAI tem o curso certo pra você que está de olho no futuro do trabalho
Jovens que vão disputar mundial de profissões técnicas, a WorldSkills, iniciam treinos
SENAI divulga nomes dos competidores que vão representar o Brasil na WorldSkills 2019

Comentários