Na Escola do Futuro da OC2016, alunos apresentam soluções para problemas reais da indústria

Alunos têm 72 horas para propor projetos eficientes e inovadores para empresas de diferentes mercados

Como retirar espinhas do filé de tilápia de forma rápida e sem cortes? Este é um desafio real da empresa Lake´s Fish, que foi apresentado a competidores da Olimpíada do Conhecimento 2016, no Grand Prix SENAI de Inovação da Escola do Futuro.  Eles têm até 72 horas para propor projetos eficientes e inovadores para a empresa goiana de cultivo de peixes e mais três grandes empresas, de diferentes mercados.

Representantes de quatro empresas propuseram desafios e competidores tiveram tempo limitado para gerar ideias, elaborar os projetos e criar protótipos

"Quando eu voltar para Maceió, não vou querer ver peixe por um bom tempo”, brinca Igor Albuquerque, de 17 anos, referindo-se ao desafio. Igor faz o Ensino Médio e o curso técnico em logística na unidade integrada SESI SENAI Carlos Guido Ferrario Lobo, em Alagoas, Maceió.

Ele conta que os instrutores de seu curso já trabalham ações de empreendedorismo e start ups com os alunos. Isso os ajuda a lidar com desafios como os apresentados na Olimpíada.

"Focamos nos pontos principais para depois formular ideias. A gente não tem os conhecimentos das quatro áreas do desafio, mas tem contato com outros profissionais e explora nosso ambiente. A Olimpíada está proporcionando isso para gente”, observa Igor.

DESAFIOS REAIS - A Bosch precisa realizar reformas de pequena escala em ambientes residenciais ou comerciais sem a necessidade de deslocar usuários e com o menor desperdício possível. Já o desafio para o grupo Boticário está em criar produtos cosméticos inovadores, buscar interação do consumidor com os itens de higiene pessoal e beleza, levando em conta a sustentabilidade e outros fatores. E a Renault pretende aproximar a marca de seus consumidores, aplicando as tecnologias de impressão 3D em produtos. Como resolver tudo isso? As seis equipes do GrandPrix SENAI de Inovação vão apresentar respostas.

"Você tem que inovar e pesquisar o que já tem no mercado, o que vai trazer exclusividade para a marca”, diz Arthur Dias, 20 anos, da equipe de Santa Catarina. Para ele, a pressão do prazo é uma boa experiência, mas a dificuldade está na diversidade dos temas aos quais ele não está habituado.

DIA A DIA DA COMPETIÇÃO - No primeiro dia do GrandPrix, quinta-feira (10), os alunos receberam representantes das quatro empresas para entender todos os detalhes e implicações de cada desafio. O segundo dia, sexta-feira (11), foi o de geração de ideias e conceitos de inovação.

Neste sábado (12), os alunos estão transformando as ideias em projetos. Para isso, eles dispõem de um laboratório aberto, espaço colocado na parte central da Escola SESI SENAI do Futuro na OC 2016, com bancada eletrônica e equipamentos em que podem desenvolver os protótipos. No domingo, cada equipe terá dois minutos para apresentar os projetos para uma banca examinadora.

Além das seis equipes que desenvolvem suas ideias no local da olimpíada, em Brasília, outras quatro equipes estão trabalhando nas cidades de Belo Horizonte e em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais.

Os participantes da prova venceram o Desafio SENAI de Projetos Integradores em 2015; o prêmio deles foi a oportunidade de competir no GrandPrix SENAI de Inovação, uma metodologia em que alunos e professores discutem desafios juntos, para gerar ideias inovadoras.

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO - Se você quer conhecer melhor as profissões da indústria, não perca a Olimpíada do Conhecimento, a maior competição de educação profissional das Américas. Em sua 9ª edição, o evento teve início nesta quinta-feira (9) e segue até domingo (13). Participam 1.200 estudantes do SESI, do SENAI, dos institutos federais e de escolas públicas de todo o país. A entrada é gratuita! Para mais informações, acesse o site da OC2016.

Leia também

 

Leia todas as notícias sobre a Olimpíada do Conhecimento. Clique aqui.
Acesse as fotos no perfil da CNI no Flickr.

Relacionadas

Leia mais

Ações do SENAI e do SESI em todo o Brasil estimulam competitividade, inovação e educação
Faltam novas reformas para Brasil estimular crescimento econômico
Programa de Voluntariado da WorldSkills São Paulo 2015 tem mais de 1.400 candidatos. Inscreva-se você também!

Comentários