Museu Digital do SESI já recebe visitantes na Paraíba

O museu alia tradição e modernidade e vai contar a história de Campina Grande, a partir de textos históricos, depoimentos de personalidades

Depois de muita expectativa, Campina Grande (PB) ganhou nesta terça-feira (7), o SESI Museu Digital. O espaço que está localizado ás margens do Açude Velho, cartão postal da cidade, é um dos mais importantes equipamentos tecnológicos e culturais que retratará a história de Campina Grande.Instalado no monumento do Sesquicentenário da cidade, o museu é pioneiro no segmento na Paraíba, e reúne em um único espaço mecanismos de transmissão variados, utilizando diversas linguagens tecnológicas, recursos cenográficos e cinematográficos, iluminação cênica, cor, luz pontual, soluções gráficas, recursos multimídias e experiências sensoriais.

 “A história é guardiã dos fatos, testemunha do passado, exemplo do presente e uma advertência para o futuro. Ao inaugurarmos o SESI Museu Digital, resgatamos a história da cidade através da utilização de recursos tecnológicos e deixamos um importante legado para a cidade que tem uma história audaciosa para contar para as gerações futuras”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Francisco de Assis Benevides Gadelha.

O museu conta com uma sala com tela de projeção, mapa digital, espaço para exposições itinerantes, jogos interativos, entre outros mecanismos

A estrutura interna do museu conta com uma sala com tela de projeção de 9 metros, mapa digital, vídeowall, karaokê, espaço selfie,  espaço para exposições itinerantes, óculos com filme em realidade virtual, jogos interativos, entre outros mecanismos. O empreendimento tem o apoio financeiro do Conselho Nacional do SESI. “Quando conhecemos o projeto em Brasília, abraçamos a proposta por acreditar na força que este museu terá para a educação e cultura locais. Todos que visitarem o museu haverão de encontrar algo de primeiro mundo”, disse o presidente do Conselho Nacional do SESI, João Henrique de Almeida Sousa.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, participou da inauguração. “O que a Federação das Indústrias da Paraíba, por meio do SESI, fez aqui foi exatamente proporcionar a população de toda a Campina Grande e seus visitantes, a oportunidade de conhecerem uma escola rica em cultura, arte, educação, trabalho e de sucesso. Este museu é extremamente importante e vai contribuir muito para que crianças, jovens e as pessoas, em geral, que estão iniciando a sua vida escolar e ainda não conhecem a história da cidade, a terem acesso aos fatos históricos principais deste município. Isso aqui é, realmente, uma inovação do Sistema Indústria e, com certeza, servirá de modelo para uma série de outros que podem surgir em outros estados brasileiros”, destacou Andrade.

VIAGEM NO TEMPO - O museu alia tradição e modernidade e vai contar a história de Campina Grande, a partir de textos históricos, depoimentos de personalidades que engrandeceram e engrandecem a Rainha da Borborema, com o auxilio da tecnologia. Uma verdadeira viagem no tempo, em um caminho agradável e instigante. O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues Veiga, falou das expectativas sobre o acesso dos alunos de escolas públicas ao museu. “A história será contada de forma digital e muito atrativa para os alunos e, por isso, acreditamos que parcerias como essa só têm a contribuir para a cidade”, enfatizou. O SESI Museu Digital está aberto a visitação de 9h às 19h.

VÍDEO - Confira como foi a solenidade de inauguração do museu.

Relacionadas

Leia mais

5 cursos do SENAI para você ganhar dinheiro com as delícias do Natal
9 serviços do SESI para a indústria da construção
Três acordos pendentes entre Brasil e Alemanha

Comentários