Professores do SENAI de 12 estados fazem capacitação na área de Energia Solar Fotovoltaica

O curso é realizado no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis, do SENAI do Rio Grande do Norte. A iniciativa faz parte do programa de cooperação do SENAI com a Agência Alemã de Cooperação Internacional

Educadores de vários departamentos regionais do Serviço Nacional  de Aprendizagem Industrial (SENAI) participaram do curso de Capacitação de Docentes na área de Energia Solar Fotovoltaica, no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), em Natal. Esses sistemas são capazes de gerar energia elétrica, através das células fotovoltaicas, que são feitas de materiais capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica, através do chamado “efeito fotovoltaico”. O curso terminou nesta sexta-feira (23). 

O objetivo é ampliar a competência dos docentes do SENAI nessa  especialidade, através do Programa de Cooperação do SENAI com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ),  em Energias Renováveis e Eficiência Energética. Estão participando 23 docentes de 12 estados. Além do Rio Grande do Norte, estão sendo treinados professores do SENAI do Amapá, Tocantins, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Sergipe, Pará e Rio Grande do Sul.

 A diretora-executiva do CTGAS-ER, Cândida Amália Aragão de Lima, destacou as atividades da unidade para impulsionar a educação profissional na área de petróleo, gás e tecnologias correlatas, até a  expansão das suas atividades. A partir de 2009, o CTGAS-ER passou a atuar também na área das energias renováveis.

O consultor em Energias Renováveis da GIZ, Jorgdieter  Anhalt, falou sobre a atuação da agência, presente em 90 países, com foco no desenvolvimento de ações sociais, atividades  em prol da  saúde e do meio ambiente, além de programas no campo das energias renováveis. Anhalt destacou a importância  de capacitar montadores de sistemas solar fotovoltaicos e disse que o mercado encontra-se em expansão exponencial. "Há necessidade urgente de formar mão de obra qualificada neste setor, onde o CTGAS-ER já formou 270 instaladores de sistemas fotovoltaicos, nos últimos anos, todos eles  imediatamente empregados pelas empresas do ramo”, afirmou. Ele destacou ainda que um dos objetivos da cooperação é preparar multiplicadores para a formação de novos docentes do SENAI.

A parceria SENAI e GIZ  ocorre desde 2009 para desenvolver e introduzir novos serviços (consultoria e educação profissional) no domínio das energias renováveis e da eficiência energética.

CONHEÇA O CTGAS - Criado em 1999, a partir de uma parceria entre a Petrobras e o SENAI, o Centro de Tecnologias do Gás (CTGÁS) ampliou a sua área de atuação e passou a se chamar Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER). Este é o único centro no país fruto de uma parceria entre a terceira maior empresa de energia do mundo, a Petrobras, e a maior instituição de educação profissional da América Latina, o SENAI.

Com sede em Natal, no Rio Grande do Norte, o CTGAS-ER atua em todo o país segundo os eixos de educação profissional, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços para o suporte tecnológico à indústria de gás natural e energias renováveis – eólica, solar e pequenas centrais hidroelétricas (PCHs). Para atender às necessidades do mercado de energias renováveis e gás natural o CTGAS-ER oferece produtos e serviços com tecnologias comercialmente disponíveis, como energia eólica, PCH e Solar.

Relacionadas

Leia mais

Vagas abertas: SENAI tem inscrições para cursos em todas as regiões
Indústria brasileira investe em produtos sustentáveis que reduzem consumo de água
Quer resolver um problema da sua indústria? Desafie alunos do SENAI a encontrarem uma solução

Comentários