Um vizinho, que estudava no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), foi quem incentivou João Victor Oliveira, 19 anos, a entrar no curso de Estruturas de Madeira na escola do SENAI de Taguatinga, no Distrito Federal. Logo ele se destacou e foi convidado para participar das seletivas da WorldSkills, que acontece em agosto deste ano na cidade de Kazan, na Rússia.
Os treinamentos exigem muito do jovem maranhense que se mudou ainda criança para Águas Lindas de Goiás, cidade a 50km de Brasília. “Eu ia de baú. Baú, ônibus, como a gente fala aqui. Acordava umas 4h40, saía de casa 5h, pegava o ônibus às 5h30, chegava no SENAI por volta das 7h40. Às 8h eu começava e ia até 22h. Só tinha o domingo pra descansar”, ele conta.
É cansativo, reconhece João Victor, mas a família sempre foi sua força e nunca o deixou desanimar. O foco agora é a WorldSkills 2019. Ele será o representante brasileiro na ocupação Movelaria. “O meu plano é ir lá pra Rússia, competir e trazer o ouro”, diz João Victor, abrindo um enorme sorriso. “Minha mãe está muito orgulhosa de mim. Meu pai me dá muita força, todo dia me liga, pergunta como estão as coisas. Eles me dizem pra manter o foco, treinar todo dia, bastante, manter o ânimo”.