Longen autoriza construção em Caracol da 34ª biblioteca do Sesi no Estado

Sérgio Longen acrescentou que o espaço não será utilizado apenas como biblioteca, mas também para oferecer cursos de formação profissional a distância

Após receber oficialmente do prefeito de Caracol, Manoel Viais, a escritura de doação de terreno de 1.436,47 m², o presidente da Fiems, Sérgio Longen, assinou, neste sábado (17/08), a ordem de serviço para o início da construção da 34ª Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Mato Grosso do Sul. "A nossa intenção é entregar essa unidade até novembro deste ano, pois entendemos que para alcançarmos o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado precisamos promover inúmeras ações. As instalações de bibliotecas do Sesi em todas as regiões de Mato Grosso do Sul são um exemplo disso", disse.

Sérgio Longen acrescentou ainda que o espaço não será utilizado apenas como biblioteca, mas também para oferecer cursos de formação profissional a distância. "O local ainda será uma plataforma para as nossas unidades móveis, tanto do Senai, quanto do Sesi. Além disso, vamos usar a área para a instalação dos containers salas de aula e assim enfrentarmos o gargalo da falta de mão de obra qualificada no Estado", declarou, garantindo que o Sistema Fiems fará a parte que lhe cabe para colocar Caracol na rota do desenvolvimento.

Para o prefeito de Caracol, Manoel Viais, a cidade vive um momento diferente porque a população quer mudanças na maneira com que se busca o desenvolvimento. "Essa unidade do Sesi não é apenas uma biblioteca que chega ao município de Caracol, mas uma porta de oportunidades que vai permitir que o Sistema Fiems faça a qualificação da nossa população, gerando dessa forma mais chance de emprego e geração de renda. Não adianta sonhar em trazer indústria se não tiver mão de obra qualificada e esse é o papel que a Fiems vem exercer junto à Prefeitura, nos auxiliando no trabalho de capacitação", discursou.

Já o deputado estadual Paulo Corrêa lembrou que o sudoeste do Estado é uma região próspera e de um povo trabalhador, mas que precisa mudar sua matriz econômica. "Caracol vivencia essa situação a partir de agora com a parceria com o Sistema Fiems, que trará para o município a industrialização e a qualificação necessária para atender as empresas. Trazer a indústria do conhecimento é uma das ações para criar condições de capacitar as pessoas", declarou.

Repercussão

Na avaliação do prefeito de Jardim, Erney Cunha Barbosa, que também participou da cerimônia, a parceria com o Sistema Fiems fortalece os munícipes e proporciona a população uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida. "Essa obra que chega a Caracol, com certeza, será um instrumento de conhecimento e um espaço que poderá ser usado para levar qualificação a distancia para as pessoas que tem desejo por mudança", disse.

O prefeito de Antônio João, Celso Losano, também presente ao evento, quer ampliar ainda mais as parcerias com a Fiems. "Venho prestigiar esse momento e aproveitar o ensejo para manifestar essa vontade de trabalhar ainda mais pela capacitação da comunidade", afirmou. A vereadora de Caracol, Magali Godoy, disse que a obra representa um esforço conjunto entre Prefeitura, Câmara de Vereadores e Fiems.

"Esse empreendimento será um grande benefício para Caracol e vai auxiliar na preparação profissional dos nossos jovens", afirmou a parlamentar. O vereador de Caracol, Ozeias Ferreira, reforçou que o projeto traz beneficio não só para a comunidade do município, mas também para as regiões próximas. "É dessa forma que podemos compartilhar e trabalhar para o desenvolvimento do município", garantiu.

A unidade

Com a construção da biblioteca, o município passa a ser o 30º do Estado a contar com uma unidade do Programa, que já beneficia Campo Grande (3), Três Lagoas (2), Dourados (2), Corumbá, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Aquidauana, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, Naviraí, Nova Andradina, Costa Rica, Iguatemi, Bataguassu, Rio Brilhante, Maracaju, Inocência, Paranaíba, Chapadão do Sul, Amambai, Sete Quedas, Aral Moreira, Aparecida do Taboado, Água Clara, Terenos, Cassilândia, Porto Murtinho e Coxim.

A Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Caracol será construída em terreno localizado na Avenida Libino Ferreira Leite, no centro da cidade, e contará com uma sala de 30 metros quadrados para oferecer os cursos de EaD (Educação a Distância) do Senai e os de Educação Continuada do Sesi, bem como um estacionamento para as unidades móveis das duas entidades. Além disso, a exemplo das outras unidades, ela terá acervo de mais de mil livros de diferentes níveis, dezenas de CDs e DVDs, dez computadores com acesso à Internet.

Relacionadas

Leia mais

Presidente da Fiems autoriza construção de biblioteca do Sesi em Brasilândia
FIEMS e Sebrae lançam, em Três Lagoas (MS), o Programa Apoio Produtivo – Associativismo Atuante
Empresários de Mato Grosso do Sul debatem desenvolvimento com uso racional da água

Comentários