Ei, você, "xovem" entre 14 e 24 anos que está procurando o primeiro emprego, você conhece o Programa de Aprendizagem Profissional? Ainda não sabe como funciona para ser um jovem aprendiz?
A aprendizagem é um modelo de profissionalização considerado ideal e de grande potencial, já que concilia a teoria com a prática. Para formar o jovem para uma ocupação no mercado de trabalho, ela concilia a aprendizagem escolar com aprendizagem prática na empresa.
E sabe o melhor? Você sai com CERTIFICADO em mãos!
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é o parceiro das indústrias para formar jovens aprendizes. As vagas são anunciadas pelas próprias empresas ou pelo SENAI do seu estado! Então procure a unidade mais próxima.
Quer saber mais? Confira o episódio #39 do Tem Vaga!
O que é o jovem aprendiz?
A aprendizagem é um modelo de profissionalização considerado ideal e de grande potencial, já que concilia a teoria com a prática. Para formar o jovem para uma ocupação no mercado de trabalho, ela concilia a aprendizagem escolar com aprendizagem prática na empresa. Ao final, o aprendiz adquire um certificado de qualificação profissional ou um diploma de técnico, tendo como diferencial no currículo a experiência na empresa. O contrato tem duração de até dois anos.
Jovem aprendiz é pra qual idade?
O jovem aprendiz deve ter entre 14 e 24 anos, estar matriculado a partir do 9º ano do ensino fundamental/Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou já ter concluído o ensino médio.
Para as pessoas com deficiência (PcDs) não há limite de idade, e, para deficiência psicossocial, serão consideradas para escolaridade desse aprendiz as habilidades e as competências relacionadas à profissionalização
Quanto tempo dura o programa de jovem aprendiz?
A jornada máxima de trabalho, somadas as atividades na escola e na empresa, é de 6 horas para quem não concluiu o ensino fundamental e 8 horas para quem concluiu o ensino fundamental.
Quanto ganha um jovem aprendiz?
A remuneração do aprendiz é calculada a partir do salário-mínimo/hora e pode ser maior dependendo do setor em que atua ou de acordos coletivos.
Toda empresa oferece jovem aprendiz?
As empresas precisam ter entre 5% e 15% de aprendizes em relação ao número de funcionários.
Quais os benefícios do jovem aprendiz?
O programa oferece:
- Vale-transporte;
- 13º salário e recolhimento do FGTS
- Férias remuneradas
- Bônus: networking, novos conhecimentos e certificado do SENAI!
Onde assistir 🎥
Os programas são publicados no canal do SENAI no Youtube, aqui na Agência de Notícias da Indústria, no perfil do SENAI no Instagram e também no Facebook do SENAI todo mês. Acompanhe!