SENAI reúne 8 mil profissionais de educação profissional para debater desafios

Jornada Pedagógica é o maior encontro deste tipo do Brasil. Eventos simultâneos em todos os estados da federação contam com a participação de docentes, coordenadores pedagógicos, técnicos, gestores do SENAI e palestrantes convidados

Rafael Lucchesi, diretor-geral do SENAI, participa da abertura da 4ª edição do encontro Jornada Pedagógica Nacional de Educação Profissional e Tecnológica

Nos dias de hoje, em que o acesso à informação está cada vez mais fácil e rápido, o professor precisa lidar com os mais diversos desafios para manter seus alunos motivados. Ainda mais, se ele trabalhar com educação profissional, que envolve teoria e prática, no desafio de formar profissionais preparados para o mercado da Indústria 4.0.

Por isso, nesta semana, quase 8 mil pessoas de todas as regiões do Brasil, envolvidas diretamente com educação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), estão reunidas na 4ª edição da Jornada Pedagógica Nacional de Educação Profissional e Tecnológica que, nesta edição, também conta com a participação do Instituto Federal de Brasília (IFB).   

O encontro, que segue até esta quinta-feira (1º), em Brasília, com transmissão em tempo real para todos os estados do Brasil, terá a interação entre docentes, coordenadores pedagógicos, técnicos e gestores do SENAI e os palestrantes convidados, que abordarão temas de grande relevância para a educação profissional.

De Brasília, especialistas como Júlia Pinheiro Andrade, José Moran, Manoel Carlos Júnior, e os chilenos, Ximena Dávila e Humberto Maturana, conversarão com os participantes sobre os grandes desafios da educação atualmente. Temas como educação inovadora, interação e motivação em sala de aula, mentoria no contexto da docência, e a experiência como prática pedagógica, são alguns dos assuntos que serão debatidos, sempre com o objetivo de auxiliar o docente na condução dos processos de ensino e de aprendizagem.

Na abertura do encontro, o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, falou sobre os desafios da Educação Profissional dentro do ambiente de constantes e aceleradas mudanças no ambiente da Indústria 4.0.

“O SENAI tem feito um enorme esforço de compreender as transformações que estão acontecendo, e de levar isso para dentro de sala de aula”, disse. “Esse movimento depende fundamentalmente desse trabalho incrível que estamos fazendo aqui, nesta 4ª Jornada”, finalizou.

MELHORIAS SOCIAIS - O encontro deste ano terá mais uma novidade: a premiação do vencedor do projeto Circuito SIS (SENAI, Indústria, Sociedade), criado com o objetivo de aprimorar o aprendizado dos cursos profissionais gerando benefícios para a sociedade.

Neste desafio, equipes do SENAI de todo o país foram desafiadas a ir a campo e identificar alguma dificuldade ou necessidade da comunidade local. Depois, esses alunos voltaram pra escola e pensaram juntos em formas de melhorar a vida das pessoas com ações que utilizassem o conhecimento adquirido em seus respectivos cursos. O resultado foi pra lá de positivo!

Revitalização de hospitais, praças, melhorias no trânsito e no meio ambiente, e até mais segurança para ciclistas foram algumas das melhorias levadas pelo SENAI para a sociedade.

Confira alguns desses projetos no vídeo abaixo:

Relacionadas

Leia mais

SESI e SENAI são os que mais contribuem para a formação do trabalhador, mostra pesquisa com 4 mil empresários
Em parceria com Ministério da Cidadania, SESI vai atender 800 mil jovens até 2022
Embrapa e SENAI se unem para gerar novos conhecimentos e tecnologias

Comentários