Idoso de 102 anos e o filho farão curso de qualificação no SENAI

O desejo do aposentado Pedro Francisco de Souza é aprender uma nova profissão e bem atual. Ele escolheu o curso de Montador e Reparador de Computador

“O mundo está moderno e eu quero fazer parte dele", disse Sr. Pedro, já sentado diante do novo desafio: saber tudo sobre montar e reparar computadores

Aos 102 anos de idade, o aposentado Pedro Francisco de Souza segue o seu sonho de terminar o ensino básico (fundamental e médio) cursando as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Vitória. Mesmo nessa idade o Sr. Pedro que ir além e aprender uma nova profissão.

Por isso, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), disponibilizou um curso profissionalizante para o aposentado. Na sexta-feira (25), ele foi até o Centro de Ensino Tecnológico do SENAI Tecnologia (IST), em Vitória, para conhecer os cursos e instalações do local.

Quando apresentado à qualificação profissional em Almoxarife e à qualificação profissional em Montador e Reparador de Computador, ambas com carga horária de 160 horas e duração de 2 meses, Sr. Pedro escolheu pela segunda.

Ele explicou o motivo: “O mundo está moderno e eu quero fazer parte dele. Decidi escolher aquilo que eu acho que vou ter mais para aprender: o curso de computador. As coisas mudaram muito ao longo dos anos. Ainda tenho que aprender mais e vou conseguir graças a essa oportunidade”.

O filho do Sr. Pedro, o André de Souza, 46 anos, também ganhou uma vaga para estudar com o pai. Hoje eles já dividem a sala de aula durante o EJA.

“Eu vim trazer ele por causa da idade, mas felizmente eu também fui presenteado com um curso. Sempre pensei em fazer um curso profissionalizante, mas nunca tive oportunidade por causa do trabalho e das dificuldades. Agradeço a oportunidade que o SENAI está nos dando”, comentou André.

No dia 16 foi de junho o Sr. Pedro foi homenageado pela Câmara Municipal de Vitória com a Comenda Zygmunt Bauman. A honraria é concedida a personalidades que tenham se destacado na contribuição para a construção de um pensamento contemporâneo em suas respectivas áreas.

A presidente da FINDES, Cris Samorini, ressaltou essa preocupação da Federação com a capacitação profissional dos trabalhadores. “Sabemos que alguns adultos tiveram que deixar a escola quando crianças e não conseguiram concluir nem a educação básica. Estou muito feliz por conhecer o Sr. Pedro e ver o quanto se dedica para realizar esse sonho que é estudar. Vejo nele exemplo de determinação para muita gente mais jovem”.

O Sr. Pedro é o estudante mais velho da rede de ensino da Capital capixaba. Ele está cursando o primeiro segmento da EJA, que corresponde aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nascido em 18 de outubro de 1918 em Catu, na Bahia, criou 14 filhos trabalhando com barro e fazendo telhas e pisos. O aposentado chegou ao Espírito Santo para morar com o filho André de Souza, 46 anos, com quem hoje divide a sala de aula.

Educação de Jovens e Adultos

Depois de cinco anos, o Serviço Social da Indústria (SESI) do Espírito Santo, voltou a ofertar a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Porém, dessa vez, com um diferencial: aprender uma profissão.

Nesse novo modelo, a EJA, que é voltada para alunos a partir dos 18 anos, além de completar o Ensino Médio, o estudante adulto também terá a possibilidade de cursar uma qualificação profissional, ou seja, aprender uma nova profissão e se preparar para o mercado de trabalho.

A EJA Profissionalizante é ofertada na modalidade Ensino a Distância (EaD). As aulas são no formato on-line, durante quatro dias na semana, período em que o aluno poderá acessar a plataforma de estudos de onde quiser e no melhor horário. O curso também prevê atividades, aulas e avaliações presenciais.

Já a metodologia utilizada é inovadora e exclusiva e trabalha com o Reconhecimento de Saberes. Por meio dela, os professores identificam, validam e certificam as competências e habilidades adquiridas pelas experiências de vida e trabalho do estudante adulto.

Relacionadas

Leia mais

Cursos gratuitos do SENAI pra você fazer no segundo semestre
Brasil Indústria: muita capacitação e ações pela vida
São João o ano inteiro: pratos típicos são oportunidade de negócio

Comentários