Brasil Indústria: muita capacitação e ações pela vida

Nesta semana, as Federações das Indústrias investiram na qualificação profissional e enfrentamento ao coronavírus

Preparar profissionais para as novas tecnologias é uma das prioridades para as indústrias. Nesta semana, a FIEG anunciou o programa Indústria + Conectada. O desafio é formar 100 mil profissionais na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nos próximos cinco anos. O objetivo é suprir a demanda de profissionais altamente qualificados na área de TIC e apoiar a inserção das indústrias na 4ª Revolução Industrial. Saiba como vai funcionar o programa

Em Minas Gerais, a FIEMG desenvolveu curso de montagem e operação de impressoras 3D. Por meio do SENAI + Digital, serão capacitados 28 instrutores do SENAI em todo o país. Além da capacitação dos profissionais, a partir de agosto, o curso estará disponível no marketplace do SENAI.

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis abriu oficialmente as portas em Natal, no RN, com mais de R$ 20 milhões em projetos já em andamento. A FIERN destacou que estão em negociação novos contratos para atrair os primeiros acordos de cooperação técnica e científica com empresas e instituições em operação na Ásia e na Europa. Conheça o Instituto

Além do RN, a inovação também está em alta em outros estados. Para incentivar a criação de projetos inovadores, o SENAI-RO abriu inscrições para a etapa estadual do Inova SENAI 2021. As pessoas interessadas têm até o dia 30 de junho para participar. As informações estão disponíveis aqui.

Já a FIETO abriu inscrições para o Prêmio de Inovação 2021. As empresas vencedoras, do 1º ao 5º lugar, receberão certificados de reconhecimento, além de produtos eletroeletrônicos. A premiação está prevista para o dia 12 de agosto. Veja como participar. 

Capacitação sem fronteiras

Foram reabertas as inscrições para 200 vagas gratuitas do Programa ViraVida: Jovens do Futuro, executado pela FIRJAN. Por conta da pandemia, as atividades serão desenvolvidas em formato remoto, durante quatro meses consecutivos, para adolescentes e jovens de ambos os sexos, entre 15 e 22 anos, moradores de comunidades de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social em todo estado do Rio. Para participar, preencher o formulário

A capacitação para jovens e adultos de baixa renda está em ação no Pará. Dessa vez foram 200 pessoas preparadas para entrar no mercado de trabalho nas áreas de Almoxarife, Auxiliar Administrativo, Boas Práticas e Manipulação de Alimentos, Empreendedorismo, Operador de Computador, Padeiro e Preparação e Montagem de Pizzas. O SENAI-PA avisa que o projeto vai continuar e as novas turmas iniciarão em agosto. As inscrições ocorrerão de 1º a 15 de julho. Acesse o site pra ficar por dentro.

O SENAI também oferece formação pelo programa Inclusão Sem Fronteiras. Indígenas venezuelanos da etnia Warao iniciaram o curso de padeiro pelo SENAI-DF. A qualificação tem 200 horas/aula e os alunos aprenderão sobre preparo de massas, coberturas e recheios. Ao final do curso, eles receberão certificado de qualificação profissional e estarão aptos para o mercado. Saiba mais sobre a iniciativa.

Indígenas Warao iniciam formação pelo programa Inclusão Sem Fronteiras

O Programa Jovem Aprendiz IEL-CE irá capacitar jovens, de 14 a 24 anos, para o mercado de trabalho. A ação é voltada a empresas de todo o estado, por meio de cursos de Assistente Administrativo, Operador de Telemarketing e Recepcionista. Outras informações no site.

Na Paraíba, a qualificação é para a fabricação de móveis sustentáveis. Em parceira com o Instituto Alpargatas, o SENAI-PB oferece o curso de marcenaria sustentável para dar uma nova utilidade aos pallets de madeira utilizados para organizar o estoque da indústria de calçados. A iniciativa tem colaborado com a profissionalização e geração de renda. Saiba como participar.

Indústria do Bem

A FINDES fez a doação para o governo do Espírito Santo de 158 capacetes ELMOs, que são equipamentos de suporte respiratório para pacientes acometidos pela Covid-19. Os equipamentos são produzidos pelo SENAI-CE e serão enviados para os hospitais da rede estadual do ES de referências no tratamento da Covid-19. Veja como funciona e quais hospitais vão receber. 

O capacete foi criado a partir de uma força-tarefa que envolveu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC)

A vacinação contra a Covid-19 está em andamento e as indústrias também estão presentes nas ações em diversos pontos do país. No Acre, a FIEAC faz parte do movimento Unidos pela Vacina. A iniciativa irá doar equipamentos para conservação das vacinas contra o coronovírus em municípios do estado. Confira os detalhes no site da FIEAC.

O movimento também avança em Mato Grosso. Pelo menos 26 municípios já têm empresas madrinhas para fornecer todos os produtos e insumos necessários à vacinação no estado. Com apoio da FIEMT, também já estão garantidas as geladeiras, caixas térmicas e álcool 70% para todos os que indicaram essa necessidade ao movimento Unidos Pela Vacina. Saiba como fazer parte.

Para preparar empresas à gestão adequada e avançada da saúde no trabalho, o SESI-RS realizou o SESI Conecta Saúde, de forma on-line. Especialistas no tema, entre eles o médico Drauzio Varella, compartilharam conhecimentos sobre as novidades do mercado e da legislação, apresentando formas de promover ambientes de trabalho saudáveis em cenários de constantes mudanças. Veja como foi. 

Além da mobilização para ajudar a vacinação, as indústrias também intensificaram ações para arrecadação de itens que ajudem a minimizar os impactos sociais da pandemia. No Paraná, a FIEP realiza nos dias 2 e 3 de julho, em Curitiba, a coleta de doações pelo sistema de drive-thru. Serão recebidos itens como alimentos, agasalhos, cobertores, livros, computadores e tablets novos ou usados. Para saber mais, acesse

Mais esporte e mais segurança nas estradas 

Uma parceria para desenvolver o rugby no Brasil. A cooperação entre a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e o SESI-SP vai desenvolver a prática do esporte por meio de oficinas e aulas em sete cidades paulistas. Inicialmente, os ensinamentos serão oferecidos para cerca de 100 professores e 200 alunos entre 6 e 17 anos do Programa Atletas do Futuro (PAF). Confira as cidades que vão participar do projeto. 

Melhorar a situação das estradas do país também faz parte das preocupações das indústrias. A FIESC entregou ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, propostas de melhoria nas BRs 282 e 101 norte. O projeto BR-282+Segura e Eficiente propõe um conjunto de obras, estimada em R$ 192,9 milhões, para melhorar a segurança e a fluidez do trecho que vai de Lages a Florianópolis. Conheça a proposta.

Relacionadas

Leia mais

Indústrias podem indicar 46 mil funcionários e futuros contratados para capacitação gratuita
A inovação anda de mãos dadas com a eficiência
Cursos gratuitos do SENAI pra você fazer no segundo semestre

Comentários