Cursos gratuitos do SENAI pra você fazer no segundo semestre

São mais de 9 mil vagas gratuitas nas modalidades a distância, semipresencial e presencial. Há também opções de cursos pagos em várias regiões do Brasil

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) sabe que não está fácil pra ninguém. Pra tentar melhorar esse clima, o SENAI vai te colocar pra estudar e sem pagar nada. E por isso, separamos mais de 9 mil vagas gratuitas em cursos espalhados por várias regiões. 

Apenas na capital do país, o SENAI tem 4.559 vagas abertas para cursos gratuitos nas modalidades de qualificação, de aperfeiçoamento e técnico. Há opções de turmas nos turnos matutino, vespertino e noturno, nas modalidades a distância, semipresencial — com 80% da carga horária a distância e 20% de forma presencial — e presencial.

No entanto, enquanto prevalecer a necessidade da adoção de medidas para evitar a disseminação da covid-19, as turmas ocorrem a distância. Algumas contam com apoio de recursos tecnológicos ou com atividades presenciais para a parte prática do curso. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário no site do SENAI-DF

O que é que a Bahia tem?

Na Bahia, o SENAI está com inscrições abertas para 502 bolsas para cursos técnicos, nas modalidades presencial e semipresencial. O prazo vai até 11 de julho. Nessa seleção para as vagas gratuitas são oferecidas 377 bolsas de estudo para os cursos presenciais e outras 125 para os cursos semipresenciais. 

As bolsas são destinadas a estudantes que tenham obtido pontuação média igual ou superior a 500 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020 e que declararem baixa renda. A inscrição pode ser feita no site do SENAI da Bahia.   

Só para elas 

Em Mato Grosso, a oportunidade é exclusivamente para elas. É que o SENAI oferece o curso de Operadora de Pá Carregadeira para mulheres. A iniciativa tem a parceria da empresa Armac e as inscrições podem ser feitas na sede do SENAI de Sorriso (MT). Para concorrer à vaga, é preciso ter mais de 18 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – categoria B.

Última chamada

Em São Paulo, o SENAI está com processo seletivo para aproximadamente 3.840 vagas gratuitas para cursos técnicos semipresenciais. Tem opções em diversas áreas tecnológicas demandadas pela indústria, como Alimentos, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Logística, Manutenção Automotiva, Mecânica, Mecatrônica, Redes de Computadores, Refrigeração e Climatização e Segurança do Trabalho.  

Há oportunidades em 60 escolas do estado de São Paulo. Mas corre, porque o prazo de inscrições termina na segunda-feira (28).  Os cursos estão previstos para começarem no dia 29 de julho de 2021. Mais informações no site do SENAI de São Paulo

+ opções

Além das vagas gratuitas, o SENAI também tem várias opções de cursos pagos, inclusive com novidades em pós-graduação a distância. Vejas as oportunidades no seu estado! Tá tudo no mapa das vagas!

Sobre o levantamento quinzenal de vagas 

Agência CNI de Notícias realiza um levantamento quinzenal de vagas abertas pelo SENAI em todo o Brasil, junto às federações das indústrias. O levantamento tem caráter jornalístico. Confira as oportunidades no mapa. Para tirar dúvidas ou mais detalhes, entre em contato com o SENAI do seu estado. 

Relacionadas

Leia mais

Quem pode fazer SENAI?
Os 5 cursos EaD mais procurados do SENAI
Segurança cibernética: primeiras turmas começam capacitação

Comentários