Formado em eletrotécnica, deficiente auditivo disputa etapa nacional da WorldSkills

Egresso do SENAI ganhou medalha de ouro em competição de ensino técnico e se prepara para tentar uma vaga para o mundial de educação profissional

Thiago Vinicius de Azevedo, primeiro estudante surdo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Umuarama (PR), foi convidado, neste ano, para representar a instituição na categoria ‘Instalações elétricas prediais’ na maior competição de ensino profissionalizante do mundo – a WorldSkills.

Na unidade, ele se formou como técnico eletrotécnico e, com o apoio de uma intérprete, foi se destacando na turma. “O Thiago sempre foi um ótimo aluno em sala de aula, bastante questionador e interessado nas matérias. Ele conquistou a vaga na competição”, conta Alan Cadmo Morales Barriento, instrutor e treinador do SENAI.

A recompensa chegou e a participação na etapa regional resultou em ouro, garantindo uma vaga para a próxima etapa, a nacional, prevista para 2020. Agora, Thiago será o primeiro surdo a participar da sua modalidade na história da competição. “A WorldSkills é uma experiência que vou levar para o resto da minha vida. Aprendi, principalmente, a acreditar no meu potencial. O contato que tive com outras pessoas ouvintes me fez sentir mais seguro quanto a minha comunicação, pois eles puderam conhecer um surdo bilíngue e oralizado”, afirma Thiago.

Além disso, impacta diretamente no trabalho dele. “A WorldSkills já transformou minha vida profissional. Acredito que, a partir de agora, eu possa ser visto pelo meu potencial e não pela minha surdez”, conta.

O instrutor Alan conta que a competição foi muito acirrada: “Como eu já treinei alguns competidores e já fui competidor há 10 anos, eu sabia que o Thiago iria muito bem na competição, mas não poderia ter certeza que iria ganhar. Tinham outros competidores bem treinados, mas ele demonstrou que a surdez não é um empecilho, manteve a concentração e realizou tudo muito bem”, lembra o instrutor.

Agora, ele está treinando oito horas por dia de segunda a sexta-feira para participar da etapa nacional, que acontece em 2020. A expectativa é participar do mundial, previsto para 2021 em Shanghai, China. “O momento agora é de focar no treinamento, pois não há resultados bons sem esforço”, afirma o participante.

FAMÍLIA PRESENTE - Thiago ter sido escolhido como representante do SENAI entre todas as unidades do estado foi especialmente marcante para a mãe, Lídia Gomes Ferreira. A escolha do SENAI na época do ensino médio foi objetivando melhores oportunidades de trabalho com o curso técnico. Thiago sempre pode contar com o apoio do núcleo familiar e a WorldSkills veio como reconhecimento do estudo e trabalho dos últimos anos. “Saber que profissionais do SENAI acreditaram nele, na sua capacidade, foi um momento de grande realização da nossa luta para chegar até aqui”, conta Lídia.

“Durante a competição, vibramos como se fosse final de copa do mundo. Quando foi anunciada a vitória dele foi incrível, pois ele sempre quis mostrar que era capaz e conseguiu. O crescimento pessoal foi muito grande”, afirma a mãe. “A maior conquista para nós é ver um menino cheio de sonhos se transformar em um homem responsável, dedicado e esforçado ao máximo”, comemora ela.

Relacionadas

Leia mais

Alunos de Alagoas estão entre os melhores do país na robótica
Curso técnico ajuda a escolher melhor a profissão, diz medalhista da WorldSkills
Inclusão não sai de moda

Comentários