Alunos de Alagoas estão entre os melhores do país na robótica

Equipe Robomac, da Escola SESI/SENAI, ficou em terceiro lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunos do SESI/SENAI Alagoas participaram da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica em Rio Grande (RS)

A cada ano, o nível das equipes brasileiras que participam da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) fica mais alto e a rede do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Alagoas continua entre os melhores. A confirmação veio com a conquista do terceiro lugar da equipe Robomac, da Escola SESI/SENAI do Benedito Bentes, na etapa nacional realizada em Rio Grande (RS).  

A OBR reuniu cem equipes. Cinquenta times do nível 1, correspondente ao ensino fundamental, e cinquenta do ensino médio, categoria em que os alagoanos ganharam troféu. Nessa competição, os alunos foram desafiados a construir e programar um robô para fazer o resgate de vítimas numa simulação de desastre.

"O robô tinha que ser autônomo, encontrar essas supostas vítimas, fazer o resgate da maneira mais rápida possível, cometendo o menor número de erros durante o trajeto", conta o professor de Robótica Eduardo Monteiro.

Equipe Robomac ficou em terceiro lugar na competição

Os alagoanos se destacaram. “Ficamos em primeiro lugar na primeira fase e, na etapa final, onde eles tinham oito minutos para cumprir o desafio, conseguimos o pódio, entre equipes de um nível super alto, garantindo um prêmio inédito para a nossa rede de educação e para Alagoas”, afirmou o professor.

É uma conquista coletiva, fruto do total apoio de todos, da equipe técnica aos gestores, lembra a diretora de Educação e Tecnologia do SESI/SENAI, Cristina Suruagy, que recebeu a notícia da premiação na robótica com entusiasmo. “Nosso aplauso, reverência... estou muito emocionada com esse dia, de tantas conquistas”, disse ela.

O aluno Rian Gabriel, 18 anos, que cursa o 3° ano do ensino médio e o curso técnico de Informática para Internet na Escola SESI/SENAI, comemorou. “Participo da robótica desde 2015 e isso vem ajudando a crescer na minha vida pessoal e profissional, pois o que aprendi desde os treinos até as competições é o mais importante”, revelou.

Conforme a supervisora de Educação Básica do SESI, Elaine Lopes, esse prêmio tem um grande significado para a Educação da rede SESI/SENAI. “Esse resultado só confirma que estamos no caminho certo, pois a educação da rede respira inovação e tecnologia”, ressaltou.

E vem mais desafio pela frente. Os alunos têm outro desafio agora no fim do ano: a etapa nordestina da First Lego League (FLL). “Agora o foco total é para essa próxima competição, para que possamos trazer mais resultados para a educação alagoana”, avisa o professor Eduardo Monteiro.

Relacionadas

Leia mais

Jovem dá aulas de educação financeira para refugiados de graça
De olho no mercado de arte digital para games
Alunos do SESI Alagoas ganham troféu na Mostra Brasileira de Foguetes

Comentários