Curso na Companhia de Fiação e Tecelagem Gaúcha foca no algodão

Aulas foram ministradas por Jorge Lima, do SENAI CETIQT

O colaborador Jorge Lima, do SENAI CETIQT, levou todo seu conhecimento sobre o algodão ao Rio Grande do Sul. Durante cinco dias, ministrou curso na Companhia de Fiação e Tecelagem Gaúcha para funcionários que vivenciam os processos que compõem a cadeia de algodão das áreas de produção, beneficiamento, classificação e venda, entre outros.

“O objetivo foi capacitar os participantes a analisar e interpretar o relatório HVI, que mensura e estima as propriedades físicas das fibras de algodão, e suas correlações com o processo produtivo têxtil. Visto que, a classificação do algodão é indispensável no processo de comercialização no mercado nacional e internacional”, explicou Jorge.

Sobre a fibra
Para manter a qualidade do algodão, são desenvolvidos critérios, como o High Volume Instrument – HVI, que mensura e estima as propriedades físicas das fibras de algodão, e suas correlações com o processo produtivo têxtil. E o SENAI CETIQT possui especialistas na fibra, como o professor Jorge Lima, que é também credenciado pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) como Classificador e Instrutor de Classificação de Algodão em Pluma.

A propósito, você sabia que o Brasil é um dos cinco maiores produtores e exportadores de algodão do mundo?

 

Confira o vídeo sobre a importância do algodão:

Clique aqui

Relacionadas

Leia mais

SENAI CETIQT passa a oferecer serviços para pesquisa em fibras e beneficiamento têxtil
Fantástico, da TV Globo, destaca atuação do SENAI CETIQT em reportagem sobre moda do futuro
ABAPA recebe capacitação para classificação do algodão

Comentários