Fiems quer fortalecer educação profissional com cadeira em Conselho

De caráter consultivo e deliberativo, o colegiado tem como algumas de suas competências autorizar a criação e a extinção de cursos, aprovar a estrutura administrativa e apreciar as contas do exercício financeiro

A presença da Fiems e mais 36 representantes de entidades, professores e alunos no Conselho Superior do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) vai contribuir para enriquecer as discussões em torno na educação profissional no Estado. Nesse sentido, foram empossados, na tarde desta segunda-feira (08/04), em Campo Grande (MS), o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, e a 1ª diretora-secretária da Fiems, Cláudia Pinedo Zottos Volpini, como titular e suplente, respectivamente.

"A participação do Senai no Conselho do IFMS é bem oportuno, pois o Instituto é nosso parceiro nos propósitos. Ao participar do Conselho Superior do IFMS pretendemos contribuir para construir um ambiente favorável de convergência para os avanços das ações", declarou Jesner Escandolhero. Já Cláudia Volpini, destacou a parceria do Instituto no que diz respeito à educação profissional e tecnológica. "Temos objetivos semelhantes com relação à formação profissional e tecnológica e essa participação com certeza só vem a somar", disse.

O reitor do IFMS, Marcus Aurelius Stier Serpe, salientou o compromisso dos empossados em integrar o Conselho Superior do IFMS, citando William Shakespeare, ele deu as boas-vindas e destacou que a participação das entidades no Conselho vai contribuir para as discussões em torno da educação profissional.

"Quero dizer que os eleitos assumiram um compromisso com a comunidade que representam. Nossas discussões serão mais ricas com a participação da Fiems, Fecomércio, Embrapa, Fetagri e demais integrantes que foram empossados no Conselho, tanto titulares, quanto docentes. E dizer, usando as palavras de Shakespeare, que ser grande é abraçar uma grande causa. É isso que estamos fazendo", declarou.

Além do reitor do IFMS, também compuseram a mesa da solenidade de posse dos conselheiros, a representante do Ministério da Educação, Nilva Celestina do Carmo; a reitora da UFMS, Célia Maria da Silva Correa de Oliveira; a pró-reitora de Ensino do IFMS, Marcelina Maschio; a pró-reitora de Relações Institucionais do IFMS, Carla Simone Burdzinski, e o pró-reitor administrativo do IFMS, Ivan Ferreira Domingues.

IFMS

Previsto na Lei Federal n° 11.892/08, que criou os Institutos Federais, o Conselho Superior será o órgão máximo do IFMS. De caráter consultivo e deliberativo, o colegiado tem como algumas de suas competências autorizar a criação e a extinção de cursos, aprovar a estrutura administrativa e apreciar as contas do exercício financeiro. O Cosup é presidido pelo reitor e formado por outros 19 membros titulares, sendo um representante do Ministério da Educação (MEC), nove representantes da comunidade interna (professores, técnico-administrativos e estudantes), três diretores-gerais e seis da sociedade civil.

"Desde a concepção dos Institutos Federais, a política de governo incentivou a participação da sociedade civil organizada a fim de buscar a democratização da gestão, a maior transparência das ações e o controle social. A inserção desses atores no processo não só enriquece as discussões, como qualifica as tomadas de decisão", explicou Marcus Aurélius Serpe.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Crianças conhecem o mundo da educação profissional
Competições de educação profissional melhoram ensino em sala de aula
Senai inicia mais 4 cursos gratuitos do Ação Fiems Campo Grande

Comentários