Faltam três meses para a WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo

A 44ª edição da disputa será em Abu Dhabi e deve reunir 1.300 jovens de mais de 70 países. Brasil quer repetir feito de 2015, quando foi o grande campeão mundial

Há dois anos, em São Paulo, o Brasil se consagrou como o melhor do mundo em educação profissional

Contagem regressiva! No dia 14 de outubro, a cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, será palco de um grande evento: a cerimônia de abertura da WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo. A 44ª edição da disputa, que começa oficialmente no dia 15, segue até o dia 18. Os brasileiros treinam forte para repetir o resultado de São Paulo, há dois anos, quando o país foi campeão geral. Na disputa de 2015, os competidores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) conquistaram 31 medalhas.

Ainda em treinamento, a nova delegação brasileira será anunciada em agosto. São jovens de diferentes estados do país que participaram de seletivas realizadas ano passado em 32 cidades dos 26 estados e no Distrito Federal. Os escolhidos se juntarão a, aproximadamente, 1.300 jovens de mais de 70 países. 

Em Abu Dhabi haverá provas em 51 ocupações, desde Soldagem até Mecatrônica, passando por Joalheria e Florista. As provas consistem em realizar tarefas seguindo padrões de qualidade e perfeição internacionais. Em Alvenaria, por exemplo, os competidores recebem apenas um desenho e a matéria prima. Aí é necessário cortar as “peças” no formato certo e montar um verdadeiro quebra-cabeças de cimento e tijolos. Em 2015, o projeto era de uma camisa do Pelé. Os que alcançam as notas mais altas de acordo com os juízes sobem ao pódio.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Trabalhadores qualificados são capazes de utilizar e interpretar as novas tecnologias, antecipar tendências e propor produtos e processos mais eficientes. Por isso a educação profissional é um dos pilares da inovação e do aumento da produtividade na indústria brasileira e para o crescimento da economia.

Para o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, competições como essa valorizam o ensino técnico no país. “Os bons resultados do Brasil nas edições da Worldskills evidenciam que o país sabe fazer uma das melhores educações profissionais do mundo. A repercussão das conquistas brasileiras certamente fortalecerá o debate do tema no país e valorizará a educação profissional”, ressalta.

Relacionadas

Leia mais

Quenianos visitam unidades do SENAI em busca de expertise em educação profissional
DNA de campeão: família de confeiteiros coleciona vitórias na Olimpíada do Conhecimento e no mercado de trabalho
5 profissões em que o Brasil é referência mundial

Comentários