Etapa de Belém define os vencedores da seletiva para o mundial de profissões

Os melhores estudantes em cada seletiva vão representar o Brasil na WorldSkills, em 2019, na Rússia

O paulista Leonardo Camargo de Sousa no alto do pódio na seletiva de Belém

Os paulistas Leonardo de Sousa, na ocupação Desenho Mecânico – CAD, e Paulo Fratta, na ocupação Manutenção de Veículos Pesados, foram os grandes campeões da seletiva para a WorldSkills, realizada nesta semana em Belém. A disputa aconteceu na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI / CEDAM) da Mauriti. O paraense Henrique Matheus Lima destacou-se na competição e conquistou a medalha de prata na ocupação Mecânica de Veículos Pesados. A premiação foi realizada nesta sexta-feira (8).

Durante as provas, os participantes tiveram de completar os desafios propostos pela organização da competição dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas em profissões da indústria e do setor de serviços. Participaram desta etapa  competidores dos estados do Amapá, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pará. “É uma prova de muita tensão, pressão, e fico muito feliz pelo resultado. Com certeza foi uma experiência que será fundamental pra minha carreira, quando eu for para o mercado de trabalho”, diz o paraense Henrique Matheus Lima.

Paulo Fratta agora vive a expectativa de representar o Brasil na Rússia, durante a WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo que vai ocorrer em Kazan, na Rússia, em agosto de 2019. “Foi mais de um ano de treinamento, de muito empenho para que eu pudesse chegar hoje e sair vitorioso. Agora eu vou tentar fazer o melhor possível para representar bem o nosso país na WorldSkills. Apesar da nossa situação econômica e política não estarem muito boas, nós precisamos mostrar lá fora que o Brasil tem o seu valor”, comenta.

Na categoria Desenho Mecânico – CAD, um dos destaques foi Regiane Cossuovski, do Estado do Paraná. Ela era a única mulher entre todos os competidores e volta pra casa com a medalha de prata, mesmo em uma área de atuação historicamente dominada por homens. “A gente sempre se prepara esperando o melhor e eu estou muito orgulhosa deste resultado, pois foi uma competição de nível muito alto. Quando eu procurei o SENAI, a mecânica foi a primeira área que eu me interessei e depois não parei mais. Hoje não me vejo fazendo outra coisa”, diz a estudante.

SELETIVAS EM TODO O BRASIL - As seletivas para a WorldSkills Kazan vão ocorrer nos 26 estados e no Distrito Federal, somando 342 competidores de 45 ocupações da indústria. O presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos, acredita que este tipo de competição mostra a força da educação profissional no Pará e no Brasil, contribuindo também para o desenvolvimento econômico e social. “Uma coisa leva à outra e todo mundo sai ganhando. Esta seletiva, do mais alto nível, mostra o quanto a capacitação técnica é forte e pode ser uma das alternativas para avançarmos em produção e qualidade”, destaca.

WORLDSKILLS - É a maior competição de educação profissional do mundo, realizada em um país diferente a cada dois anos. Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. Na última edição da WorldSkills, em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o Brasil ficou em 2º lugar geral. Foram 7 medalhas de ouro, 5 de prata e 3 de bronze, além de 26 certificados de excelência conquistados. A competição reuniu mais de 1.200 jovens, 68 países e 52 ocupações do setor industrial e de serviços.

SELETIVA WORDSKILLS - ETAPA BELÉM

Desenho Mecânico – CAD

- Leonardo Camargo de Sousa – São Paulo – Ouro

- Regiane Cossuovski dos Santos – Paraná – Prata

- Fernando da Silva Fernandes – Goiás – Bronze

Manutenção de Veículos Pesados

- Paulo Vitor Fratta – São Paulo – Ouro

- Henrique Matheus Souza Lima - Prata

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Você, youtuber! Participe do concurso do SESI e do SENAI
Tem vaga! Cursos do SENAI abrem inscrições em todo o Brasil
Olimpíada do Conhecimento 2018 apresenta tecnologias da Indústria 4.0 para cidades inteligentes e escolas do futuro

Comentários