Equipes do DF apresentarão soluções com música no Torneio SESI de Robótica

Alguns projetos apresentam terapias alternativas, como a cromoterapia e a reflexoterapia, que ajudam a aliviar o estresse. Melhorar o sono dos astronautas também é o objetivo de um dos grupos

De 15 a 17 de março, o Rio de Janeiro vai sediar a etapa nacional da temporada 2018/2019 do Torneio SESI de Robótica First Lego League. O Distrito Federal competirá com três equipes, todas formadas por estudantes, ex-estudantes e professores do Serviço Social da Indústria (SESI): Albatroid, Legofield e Lego of Olympus. A primeira é do SESI Taguatinga e as outras duas, do SESI Gama. Elas disputarão com outros 81 times a oportunidade de levar seus projetos a competições internacionais. O torneio nacional será no Pier Mauá e vai fazer parte de um evento maior, o Festival SESI de Robótica, com outras competições entre jovens de diferentes idades.

As equipes de robótica são avaliadas pelo projeto de pesquisa, pelo design do robô, pela programação deste na execução de desafios e pelo cumprimento dos valores éticos da competição, como espírito de equipe e respeito aos outros times.

O tema desta temporada é Into Orbit (Em Órbita) e desafia os estudantes a pesquisar sobre as questões relacionadas a viver e viajar no espaço. Eles precisam identificar e propor uma solução inovadora para um problema físico ou social enfrentado durante as viagens de exploração espacial. Na arena, os robôs feitos pelos próprios alunos com peças de Lego terão de cumprir missões como se locomover em áreas com crateras, ajudar um astronauta a voltar em segurança para a base espacial e até mover satélites para a órbita.

As vagas para o torneio nacional foram conquistadas durante as etapas regionais. Os times que tiverem melhor desempenho na competição de março garantirão vaga em torneios internacionais. O principal deles, o World Festival, considerado a copa do mundo da robótica, será em Houston, nos Estados Unidos, no segundo semestre.

O Torneio SESI de Robótica tem o objetivo de despertar o interesse dos jovens por ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Foi criado em 1998 pela organização estadunidense For Inspiration and Recognition of Science and Technology (First), que trabalha em prol da inspiração e do reconhecimento da ciência e da tecnologia, em parceria com o grupo Lego. No Brasil, desde 2013, o SESI é a instituição responsável pela organização das etapas regionais e da nacional.

Saiba mais sobre as equipes que competirão pelo DF na etapa nacional da temporada 2018/2019 do Torneio SESI de Robótica e conheça os integrantes, os mentores e os técnicos de cada uma. 

ALBATROID

A equipe do SESI Taguatinga buscou soluções relacionadas aos transtornos psicológicos sofridos por astronautas durante missões espaciais de longa duração. Ansiedade, fadiga, estresse, depressão e até mesmo conflitos interpessoais nortearam as pesquisas. Eles vão apresentar um projeto voltado para terapias alternativas, como a cromoterapia, a musicoterapia e a reflexoterapia, que ajudam a aliviar o estresse pelo estímulo de áreas específicas do corpo humano. O objetivo da Albatroid é, com o apoio de psiquiatras, psicólogos, fisioterapeutas e estudantes de Engenharia Aeroespacial e de Física, apresentar uma solução que ajude o astronauta a manter o equilíbrio emocional durante toda a viagem.

LEGOFIELD

Psicologia da música é a base do projeto do grupo para esta temporada. Com base em pesquisas e visitas técnicas a espaços como o Planetário de Brasília e a UnB, os alunos desenvolveram soluções que possam auxiliar no controle da ansiedade e evitar problemas que dela decorrem. Em seus estudos, a equipe descobriu que, desde a 1ª Guerra Mundial (1914–1918), psicólogos e psiquiatras utilizavam alguns estilos musicais para melhorar a estrutura psicológica dos combatentes e ativar o sistema nervoso com efeitos como sono, atenção, calmaria e alívio da dor. A ideia da equipe é que, por meio de um relógio de pulso usado pelo astronauta e um aplicativo de celular, seja possível identificar grandes alterações na frequência cardíaca, que toque automaticamente a música indicada para cada situação.

LEGO OF OLYMPUS

O projeto para a temporada 2018/2019 consiste em buscar soluções para melhorar a qualidade do sono dos astronautas durante as missões espaciais de longa duração. De acordo com pesquisas feitas pelos competidores, no espaço, a percepção de dia e noite é alterada, o que causa transtornos psicológicos e desgastes físicos que afetam a convivência e o bem-estar. A solução apresentada pela equipe foi adaptar os colchões utilizados pelos astronautas nas missões especiais com uma esteira vibratória e com uma manta térmica, a fim de causar um efeito de relaxamento e, com isso, ajudá-los a alcançar o sono com maior facilidade.

Relacionadas

Leia mais

Equipe de Novo Hamburgo (RS) vai mostrar que não está de brincadeira no Festival SESI de Robótica
Equipe de Alagoas cria barreira protetora para astronautas no Torneio SESI de Robótica
Rio de Janeiro vai receber o maior Festival de Robótica do Brasil

Comentários