Equipe carioca de garagem está na final do Torneio SESI de Robótica neste fim de semana

Segundo os membros do time, a robótica é uma importante aliada para o aprendizado de Física, Matemática e outras disciplinas. Jovens, agora, querem seguir caminho nas Engenharias

Equipes de robótica de todo o país estão no Rio de Janeiro neste fim de semana para participar da etapa nacional do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, competição que faz parte do Festival SESI de Robótica. Dentre os 84 times que disputam vagas para torneios internacionais, a carioca Stan Geek tem um grande diferencial: é uma das duas equipes de garagem da competição. Independente, não possui vínculo com nenhuma escola, ao contrário das demais equipes.

O grupo é formado por três estudantes que desejavam fazer parte da robótica, mas que não tinham as ferramentas necessárias em suas escolas. Segundo o técnico, Rômulo Braga, existem poucas equipes de garagem devido aos gastos que devem ser empenhados para os treinamentos de robótica, como o local e o material utilizado. Ele garante que a robótica ajuda tanto na formação acadêmica e profissional quanto pessoal.

“A pessoa vê na prática o que ela aprende em sala de aula, a metodologia científica, contato com especialistas, tudo isso é fantástico. A robótica me incentivou muito a fazer Engenharia, ajudou a escolher a minha profissão”, ressalta Rômulo, que possui dez anos de experiência em torneios da FIRST LEGO League, como mentor e técnico. 

Ana Izecksohn, 16 anos, pretende seguir um caminho parecido. Integrante da equipe desde o início, em 2015, está no último ano do ensino médio e, apesar deste ser seu último torneio, devido à idade, pretende permanecer na área e cursar Engenharia na faculdade.

“Um dos benefícios da robótica é realmente essa ajuda que te dá nas matérias como Física e Matemática, desenvolve mais o seu pensamento, então ajuda no meio acadêmico. Mas a robótica me trouxe muitos outros conhecimentos, muitas outras vantagens. Pela robótica, eu me identifiquei muito com a parte mecânica e a parte de programação também”, afirma.

HISTÓRICO - A equipe participou de diversos torneios de robótica e representou o Brasil na World Robot Olympiad 2017, na Costa Rica, em novembro de 2017. Para esta temporada do Torneio da FLL, com o tema "Em Órbita”, a Stan Geek desenvolveu uma solução para diminuir o isolamento social enfrentado pelos astronautas: o Astroboard. É um robô que, aliado a óculos de realidade aumentada, reproduz os movimentos realizados em um outro Astroboard localizado em um ambiente diferente.

“Com ele, o astronauta consegue ver o filho ou qualquer ente querido na espaçonave com ele e vice e versa na terra. E ele iria conseguir jogar um jogo real de tabuleiro com outra pessoa na terra. Então, os óculos identificariam o movimento que o astronauta fez e ia fazer a réplica dele”, explica a estudante.

O TORNEIO - O desafio da temporada, “Into Orbit”, explora a temática espacial, envolvendo satélites, comunicação, sobrevivência e aspectos psicológicos a que os astronautas estão sujeitos em uma viagem espacial. Crianças e jovens de 9 a 16 anos podem participar do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League.

O torneio possui três tipos de avaliação: Projeto de Pesquisa para colocar as ideias no papel; Design do Robô para desenvolvê-lo; Desafio do Robô, quando a equipe tem de cumprir missões com o próprio robô; e por fim, a Core Values, quando é avaliado o trabalho em equipe. 

Cada equipe deve ter obrigatoriamente dois treinadores: técnico e mentor; e dois a dez competidores. As equipes precisam resolver um conjunto de problemas do mundo real vivenciados por profissionais como cientistas e engenheiros.

O Serviço Social da Indústria (SESI), que investe em programas de robótica desde 2006, é o responsável pela realização do torneio no Brasil. “A robótica educacional tem um impacto muito grande na nossa indústria no futuro. Então, os alunos que entram na robótica hoje, muitos deles acabam optando por seguir as áreas das engenharias, das ciências e isso vai fortalecer muito a nossa indústria nacional”, destaca o coordenador de robótica do SESI do Distrito Federal, Atos Reis.

Torneio SESI de Robótica FIRST® LEGO® League vai ocorrer no Pier Mauá, de 15 a 17 de março. Ao todo, participarão 75 equipes de diversos estados do Brasil.

REDES SOCIAIS - Acompanhe a cobertura completa do Festival aqui na Agência CNI de Notícias e nos perfis do Torneio no Instagram e Facebook. Todas as fotos estão no Flickr da CNI.

SAIBA MAIS - Quer saber mais sobre robótica? Acesse o site do Festival de Robótica.

FESTIVAL SESI DE ROBÓTICA
Quando: 15 a 17 de março 
Aberto ao público apenas nos dias 16 e 17
Horário de visitação: 16/03 - sábado:
9h às 18h / 17/03 - domingo: 9h às 16h
Onde: Pier Mauá - Rio de Janeiro
ENTRADA GRATUITA

Relacionadas

Leia mais

Estudantes cariocas criam coletor menstrual para mulheres astronautas
Entenda como funcionam as três competições do Festival SESI de Robótica
Carros de corrida criados por estudantes atingem até 90 km/h no Torneio SESI F1 nas Escolas

Comentários