Entidades se unem no combate à corrupção

Ilustrada com os personagens da Turma da Mônica, o Projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!” tem como objetivo contribuir para a formação de cidadãos plenos e preparados para viver em democracia

Entre sirenes, cordas e animais empalhados, mais de 200 crianças se divertiam e aprendiam um pouco mais sobre profissões que atuam diariamente no combate à violência, crimes e corrupção. Os alunos da Escola Municipal Elza Maria Luiz Esteves, Sesiescola unidades de Cuiabá e Várzea Grande, Grupamento de Crianças da Polícia Militar e do Projeto Bombeiros do Futuro, participaram das comemorações do Dia Internacional Contra a Corrupção, realizado na última terça-feira (10/12), no Sesipark, em Cuiabá.

Organizado pela Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, Correios, Sindicato Nacional de Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical) e Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), entidade do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), o evento fez uma programação voltada às crianças, com participação dos personagens Mônica e Cebolinha. Para Mauricio de Sousa, é importante criar uma consciência desde os primeiros anos de vida sobre comportamento, ética e respeito ao próximo. “É uma sementinha que estamos plantando e utilizamos as revistas da Turma da Mônica nas escolas para mostrar atos de cidadania às crianças. Precisamos de coragem e firmeza para mudar a face do país”, afirmou. 

Durante a solenidade de comemoração aos 10 anos da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, os Correios homenagearam Mauricio de Sousa e o ex-Ministro da CGU, Waldir Pires, na cerimônia de obliteração do selo personalizado e carimbo comemorativo em alusão à data. O diretor regional dos Correios, Nilton do Nascimento, explicou que o selo será utilizado de 1º a 30 de dezembro e foi lançado nacionalmente. “Os Correios têm colaborado com a CGU e com o povo brasileiro no combate à corrupção. É uma questão social, que envolve família e governo, e todos nós precisamos cumprir as leis e ter direitos iguais”, concluiu.

O chefe da Controladoria Regional da União no Estado de Mato Grosso, Sergio Akutagawa, destacou que todos os presentes no evento estão no mesmo pilar, ou seja, são responsáveis pela construção de uma sociedade mais justa e mais ética. “Combater e prevenir a corrupção é uma tarefa diária, porém necessita da participação de toda a sociedade. Nós fazemos esse trabalho com as crianças para que elas já cresçam conscientes, com o conceito de ética e respeito ao próximo, pensando mais no coletivo”.

Também foi homenageado na solenidade o presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, por ações de prevenção e combate à corrupção, que aproveitou a oportunidade para anunciar a novidade que será implantada nas unidades escolares do Sesi-MT. “Um dos grandes males do Brasil é a corrupção e cabe a nós unirmos forças para acabar com esta prática. Uma das maneiras é ensinar nas escolas o mal que a corrupção causa, por isso, a partir do próximo ano, o Sesi-MT terá uma disciplina específica para abordar este tema, com a parceria do Instituto Maurício de Sousa”, explicou.

Ilustrada com os personagens da Turma da Mônica, o Projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!” tem como objetivo contribuir para a formação de cidadãos plenos, preparados para viver em democracia e responsáveis por construir uma sociedade livre da corrupção. E o sucesso que a Mônica e o Cebolinha fizeram no evento, entre crianças e adultos, mostra que o carisma e os valores dos personagens de Mauricio de Sousa contribuem muito para envolver a todos na busca desse objetivo.

Relacionadas

Leia mais

Desemprego, corrupção e saúde são os principais problemas do país, dizem os brasileiros
Para brasileiro, corrupção é o principal problema do país
"Comprar e comercializar o produto pirata é praticar a corrupção"

Comentários