Estudantes do “terceirão” que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), já pensaram em fazer a prova de graça? É isso mesmo! Alunos do Serviço Social da Indústria (SESI) do 3º ano dentro do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem pedir o reembolso total da taxa de inscrição até o dia 22 de julho.
O período de inscrição do ENEM acontece entre 27 de maio e 7 de junho e as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. A taxa continua no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco).
Mas... Como solicito o reembolso da taxa de inscrição do ENEM?
Para conseguir o reembolso do SESI, o candidato deve se inscrever na prova por meio da página do participante e pagar a taxa. Depois, é preciso entregar o comprovante de pagamento e a documentação na sua escola da rede SESI e aguardar o ressarcimento. No caso de estudantes menores de 18 anos, este processo deve ser realizado pelo responsável. Atenção: alunos treineiros ou egressos não podem pedir o reembolso.
Por que fazer o ENEM?
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais formas de ingressar no ensino superior. A nota é utilizada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), para ofertar vagas nas universidades públicas e nos cursos de graduação dos Institutos Federais.
Além disso, a nota do ENEM pode ser também utilizada para bolsas em universidades particulares, através do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou para financiamento, por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
Todos os anos, mais de 5 milhões de estudantes fazem o ENEM para garantir uma vaga no ensino superior. Os estudantes do ensino médio, regular ou supletivo, e que já tenham concluído seus estudos podem participar da prova, sem idade máxima ou mínima. Os estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio podem participar como treneiros.
As provas do Enem são divididas por área de conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e uma redação. Ao todo, são 90 questões, 45 no primeiro final de semana e mais 45 no seguinte.
Como ajudar o Rio Grande do Sul?
O estado do Rio Grande do Sul enfrenta a pior enchente da sua história, que deixou centenas de pessoas desabrigadas e uma situação de calamidade pública. Como uma forma de apoiar as vítimas, a indústria brasileira está mobilizada para arrecadar recursos financeiros e donativos. Para saber como ajudar, acesse os canais da CNI.