Curso preparatório, de graça, para o Enem

SESI abre mais de três mil vagas gratuitas para curso Pré-Enem em todo o estado do Rio de Janeiro

Só na Região Metropolitana do Rio são quase duas mil vagas para alunos do 2º ou 3º ano do Ensino Médio

Quem nunca pensou em fazer um cursinho preparatório? Buscando contribuir para a formação dos jovens e ampliar suas possibilidades de acesso às concorridas vagas nos cursos superiores, que são conquistadas por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Serviço Social da Indústria (SESI) está com 3.120 oportunidades gratuitas para o curso Pré-Enem em todo o estado do Rio de Janeiro. Os interessados devem estar matriculados em uma turma do 2º ou 3º ano do Ensino Médio (da Educação Regular ou da Educação de Jovens e Adultos) em qualquer escola da rede pública ou já terem concluído o Ensino Médio, com idade mínima de 15 anos. 

De acordo com o gerente de Educação Básica do SESI/RJ, Giovanni Lima, a federação quer contribuir com a formação dos alunos, com base nos objetivos centrais do Enem, expressos em competências fundamentais para ampliação da visão crítica e social necessárias ao exercício pleno da cidadania. "A nota no Enem é a porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil, e portanto, uma ferramenta importante para o desenvolvimento, não só dos próprios estudantes, como do país", afirma.

Só na Região Metropolitana, as unidades - capital, SESI Maracanã (400 vagas), Santa Cruz (200 vagas) e Jacarepaguá (160 vagas), e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Benfica (200 vagas); Leste Fluminense, SENAI São Gonçalo (350 vagas); e Baixada Fluminense, SESI Nova Iguaçu (400 vagas) e Duque de Caxias (200 vagas) - oferecem 1.910 oportunidades.

As vagas são para estudantes de qualquer escola da rede pública ou pessoas que já concluíram o Ensino Médio, com idade mínima de 15 anos

O edital tem inscrições abertas de 02 a 13/03 e devem ser realizadas presencialmente no local escolhido, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável.

As aulas terão início a partir da abertura das turmas, que devem ter quantidade mínima de 20 alunos, dentro do período do curso: de 16/03 a 28/11.

O curso terá carga horária total de 432 horas, divididas nas áreas de Linguagens (Português/Produção Textual), Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia), Ciências Humanas (História e Geografia)  e Matemática, buscando oferecer ao candidato, além do conteúdo de cada disciplina, normas, instruções, informações e orientações relativas à prova.

“Sempre tive o sonho de fazer um cursinho preparatório, mas nunca tive condições financeiras", diz Matildes Vidal (direita)

Rumo à universidade

Matildes Vidal, 54 anos, que estava há 30 longe das salas de aula, cursou o Pré-Enem no SESI São Gonçalo no ano passado e diz disse que sente-se confiante para encarar todas as oportunidades que surgirem para transformar a sua vida. Para se preparar, além do conteúdo oferecido pelo curso, a autônoma contou com o apoio na filha, Matiéles de Lima, 21, estudante de Logística do SESI/RJ.

“Sempre tive o sonho de fazer um cursinho preparatório, mas nunca tive condições financeiras. No ano passado, consegui concluir o Ensino Médio através da Educação para Jovens e Adultos (EJA), também no SESI São Gonçalo, e ainda tive a chance única de me preparar para tentar realizar o grande sonho da minha vida, que é ingressar em uma universidade e cursar Psicologia. Agora que consegui voltar a estudar, mesmo depois de tantos anos e tantas dificuldades, ninguém me segura mais, nem mesmo o meu psicológico em achar que eu não sou capaz. Eu renasci das cinzas, pronta para voar e ir longe”, comemora Matildes.

Documentos necessários para a matrícula

No momento da matrícula, o candidato deve apresentar os seguintes documentos (original e cópia): identidade e CPF do candidato e do responsável (para menores de 18 anos) e comprovante de escolaridade, comprovante de residência, autodeclaração de baixa renda feita de próprio punho pelo candidato maior de 18 anos ou pelo responsável do candidato menor e duas fotos 3x4. 

Mais informações sobre o curso

O edital completo está disponível na página da Escola SESI/RJ. Mais informações também pelo telefone 0800 0231 231.

Relacionadas

Leia mais

O cheiro do sucesso
5 coisas que você vai ver no Festival SESI de Robótica
VÍDEO: Vem aí o Festival SESI de Robótica

Comentários