Empatia, tolerância e autoestima serão estudadas em sala de aula

Alunos do SESI/AP vão contar com a Educação Socioemocional na grade curricular. A iniciativa é uma parceria com uma empresa pioneira da metodologia no país

Cerca de 70 educadores da escola do Serviço Social da Indústria (SESI), em Macapá, participam de uma formação em Educação Socioemocional, nos dias 10 e 11 de janeiro. A ação é resultado de uma parceria entre o SESI e a empresa Inteligência Relacional, que desenvolve a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação. A instituição é pioneira no país em tratar as diretrizes presentes na Lei Antibullying e parte integrante da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Nessa primeira etapa, a coordenadora pedagógica da Inteligência Relacional, Gabriela Biaggio, irá apresentar à equipe escolar os fundamentos e conceitos, para desenvolver a boa convivência entre alunos, docentes e família. Além disso, será apresentado o material pedagógico exclusivo, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e os recursos práticos que podem ser aplicados no desenvolvimento da metodologia em sala de aula.

Após esse processo inicial, a Educação Socioemocional será incluída na grade curricular da escola e oferecida à cerca de 1.300 alunos, desde a educação básica ao ensino médio e também a educação de jovens e adultos (EJA). Uma vez por semana e aplicada em 1 hora/aula, a metodologia irá desenvolver habilidades que contribuem para a redução da violência e melhoria da convivência e dos índices de aprendizagem.

Os alunos também terão a oportunidade de idealizar recursos para evitar situações de estresse, uso e abuso de álcool e drogas, depressão e violência. A expectativa é contribuir para construção de uma cultura de paz no ambiente escolar, familiar e na sociedade como um todo. 

Inteligência Relacional - A Educação Socioemocional é um processo educativo, regular e permanente desenvolvido por educadores em sala de aula. Há mais de 10 anos, a metodologia desenvolvida de forma sistematizada pela empresa oferece o suporte necessário aos profissionais, que contam com o apoio de especialistas e de um material pedagógico completo e exclusivo. Ao longo desses anos, mais de 700 mil alunos e 24 mil educadores, de 22 estados brasileiros, já participaram desse trabalho inovador que visa contribuir com a formação integral dos alunos.

Relacionadas

Leia mais

7 motivos pelos quais todos amam o SESI e o SENAI
5 provas de que SESI e SENAI apostam no futuro do Brasil
Alunos do SESI do Pará vencem concurso nacional de redação

Comentários