Dupla gaúcha vence seletivas de Mecatrônica e pode representar o Brasil na Worldskills 2017

Os estudantes que receberam medalha de ouro serão treinados para representar o Brasil no Worldskills 2017, em Abu Dhabi

A dupla Gustavo Andreola e Lucas Tochetto, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Rio Grande do Sul, conquistou a medalha de ouro na ocupação de Mecatrônica nas provas seletivas da Worldskills 2017, realizadas nesta semana, em Maceió. Agora, Gustavo e Lucas passarão por uma bateria de treinamentos e, se alcançarem o índice técnico internacional, representarão o Brasil na WorldSkills 2017, a olimpíada internacional de profissões que será realizada em Abu Dhabi no próximo ano.

Nas provas que selecionarão a equipe que representará o Brasil na WorldSkills  além de Gustavo e Lucas, o Rio Grande do Sul ganhou medalhas de ouro em Tecnologia de Mídia Impressa e Joalheria. O estudantes do estado também conquistaram medalhas de prata em Pintura Automotiva, Tecnologia Automotiva e Eletricidade Industrial e uma medalha de bronze em Instalações Hidráulicas e de Aquecimento.

Na  próxima semana, ocorrerão as últimas provas. Haverá seletivas em Instalações Elétricas Prediais (Campo Grande, Robótica Móvel (Vila), Movelaria (São José dos Pinhais/PR), Refrigeração e Ar Condicionado (Cabo de Santo Agostinho/PE), Gestão de Sistemas de Redes (Florianópolis), Design Gráfico (Goiânia) e Manutenção Industrial (Salvador).

Os estudantes que receberam medalha de ouro serão treinados para representar o Brasil no Worldskills 2017, em Abu Dhabi. A equipe que representará o Brasil será formada pelos estudantes com até 21 anos de idade que conseguirem o índice técnico internacional de cada ocupação - uma espécie de nota que avalia habilidades técnicas e pessoais dos profissionais para resolver tarefas do dia a dia do trabalho nas profissões que escolheram.

Essa é a primeira vez que os competidores do Brasil são escolhidos em provas seletivas realizadas em várias cidades. A mudança no modelo de avaliação foi proposta pelo SENAI, campeão da 43º WorldSkills, realizada em 2015, em São Paulo, que reuniu 1.190 competidores de 59 países.  Nas edições anteriores da competição internacional, os brasileiros eram selecionados na Olimpíada do Conhecimento, o torneio de educação profissional realizado a cada dois anos pelo SENAI. O novo formato de seletivas permitirá que um número maior de pessoas visite os locais das provas e conheça os cursos do SENAI, as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas.

A WorldSkills é a maior competição  de educação profissional do mundo, que se realiza em um país diferente a cada dois anos.  Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul.

Relacionadas

Leia mais

Seis institutos de Inovação que trabalham com processamento de materiais
SENAI tem inscrições abertas para cursos com início em novembro e dezembro
Conheça os vencedores das seletivas da WorldSkills 2017

Comentários