Divulgação dos cursos de educação a distância do Senai chega a Aral Moreira

Cursos vão ajudar a reduzir o gargalo da falta de mão de obra qualificada no município

A equipe do Senai, que percorrerá 27 cidades do Estado para divulgar portfólio de 20 cursos de EaD (Educação a Distância) nas áreas de iniciação profissional, aperfeiçoamento profissional, qualificação profissional e habilitação profissional, chegou, nesta terça-feira (09/10), à cidade de Aral Moreira. Durante reunião na Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi, os diretores das escolas municipais e estaduais do município e região foram apresentados aos cursos, que são voltados aos industriários, jovens que desejam inserção no mercado de trabalho, pessoas em busca de profissionalização, profissionais que necessitam de atualização e empreendedores em geral.

Segundo a técnica de educação do Senai, Raquel Pereira, as inscrições para os cursos técnicos podem ser feitas pelo site www.ead.ms.senai.br até o dia 7 de novembro, enquanto para os outros cursos as inscrições podem ser feitas em qualquer tempo. Ela também informou que ontem (08/10) a equipe esteve em Ponta Porã e logo mais estará em Amambai, totalizando, até novembro deste ano, 27 cidades contempladas com as visitas para oferecer ainda mais oportunidades de aprendizado em áreas de interesse da indústria.

Na prática, os alunos dos cursos de EaD do Senai que não tiverem computador em casa para realização dos cursos poderão utilizar a infraestrutura das 30 bibliotecas da Indústria do Conhecimento Sesi localizadas nas cidades de Campo Grande, Rio Brilhante, Dourados, Naviraí, Iguatemi, Sete Quedas, Nova Andradina, Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Inocência, Três Lagoas, Bataguassu, Rio Verde, Costa Rica, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Terenos, Aquidauana, Corumbá, Sidrolândia, Maracaju, Ponta Porã, Aral Moreira e Amambai.

Raquel Pereira explica que o objetivo é atender a demandas das indústrias por qualificação profissional, ampliando as possibilidades de preparar profissionais mais capacitados, superando barreiras geográficas e limitação de horário. “Os cursos oferecem vantagens como a certificação, flexibilidade para o aluno quanto ao horário e local de estudo, além da possibilidade de interação com profissionais de outras áreas e localidades, acompanhamento do processo ensino-aprendizagem e atendimento personalizado para esclarecimento de dúvidas”, destacou.

Para a secretária municipal de Educação de Aral Moreira, Eliete Ferreira Bertoncello, a iniciativa de levar os cursos sem limitação de tempo e espaço vai ajudar a reduzir o gargalo da falta de mão de obra qualificada no município. “Os cursos chegam em boa hora, pois há uma grande necessidade na cidade de qualificação profissional, já que muitas vezes atendimento de serviços nas proximidades”, disse. 

Cursos

Na área de iniciação profissional, são oferecidos 6 cursos (educação ambiental, empreendedorismo, legislação trabalhista, segurança do trabalho, propriedade intelectual e tecnologia da informação e comunicação), enquanto na área de aperfeiçoamento profissional foram disponibilizados 3 cursos (segurança em instalações e serviços em eletricidade, segurança no sistema elétrico de potência e segurança na operação de caldeiras).

Já na área de qualificação profissional os alunos podem optar por 7 cursos (operador de tratamento de água, eletricista de automóveis, manutenção em freios, suspensão e direção automotiva, mecânica de manutenção de motores ciclo otto, mecânica de manutenção em motocicletas, instalador e reparador de redes de computadores e montador e reparador de microcomputadores) e, na área de qualificação profissional, o Senai oferece 4 cursos (técnicos em rede de computadores, técnico em logística, técnico em automação industrial e técnico em segurança do trabalho).

O diretor da Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa, Anildo Soares, acredita que os cursos trarão um diferencial para as pessoas que buscam a formação profissional e um emprego. “O município tem uma deficiência em profissionalização, mas há espaço no mercado, só depende da aceitação e da busca pelo conhecimento”, afirmou. Para a diretora da Escola Municipal Gil Norberto Santa Rosa Lopes, Eliane Isaias Moreira, o mercado tem espaço para atuação em todas as áreas, entretanto faltam pessoas habilitadas. “Somos carentes de aperfeiçoamento”, disse.

Djalma Santos, diretor da Escola Estadual João Vitorino Marques, afirmou que a população deve aproveitar a oportunidade. “Existe uma procura por capacitação, mas há uma deficiência na oferta de cursos, por isso é importante divulgar essa iniciativa para que as pessoas possam se profissionalizar”, avaliou. A diretora da Escola Municipal Joaquim Moreira Lopes, Claudia Cristina de Aguiar Freire, destaca que a demanda por mão de obra é grande. “Os jovens não tem muitas oportunidades, mas a vinda desses cursos é mais uma facilidade”, declarou.

Relacionadas

Leia mais

5 motivos para você fazer um curso a distância (EAD) do SENAI
Alunos do SENAI que conquistaram 2º lugar em mundial de profissões técnicas são homenageados no Planalto e no Senado
Presidente da CNI é homenageado em evento da Finep

Comentários