Balões, painel interativo para tirar fotos, cartazes sobre leis de apoio às pessoas Portadores com Deficiência (PCD) pelo Brasil e o mundo e estudantes usando blusas em cores variadas para explicar os tipos de deficiência. Assim era o clima do “PCD – Saiba Quem Somos”, evento que encerrou a disciplina curricular Marketing, Compras, Vendas e Eventos, do curso de Assistente Administrativo, do SENAI Jacarecanga, localizado em Fortaleza.
Desde o ano passado, a unidade do SENAI já formou quatro turmas PCDs de Assistente Administrativo e Mecânico. Ao todo, são quase 60 alunos que, ao fim do curso, poderão trabalhar na Companhia Siderúrgica do Pecém.
PALESTRAS – No primeiro dia do evento, os alunos acompanharam a palestra do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência(CONDEFOR), Paulo Roberto Cândido. “Precisamos olhar mais para as nossas potencialidades, e não para as deficiências", disse, indicando que todos conheçam a nova Lei da Pessoa com Deficiência - número 13.146, que entrou em vigor neste ano.
Após a palestra, os alunos fizeram uma exposição com dinâmicas sobre as cinco deficiências – representadas pelas cores vermelha (auditiva); amarela (intelectual); azul (visual), rosa (física) e cinza (múltipla). A integração é representada pela cor verde. Por alguns minutos, eles trocaram de papéis para conhecer na vida real a deficiência um do outro. A estudante Nathanhy Fernandes, 18 anos, foi uma das integrantes das equipes da disciplina. Ela vai estagiar como assistente administrativo na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) no próximo mês de junho. Está com expectativa a mil para colocar, em prática, o que aprendeu como Jovem Aprendiz. "Espero aprender mais e levar a experiência que vou adquirir para o resto da vida", planeja.
O Programa PCD para formação de Jovens Aprendizes é uma parceria da Companhia Siderúrgica do Pecém(CSP), SENAI/CE, Sesc, Instituto de Desenvolvimento do Trabalho e Sociedade de Assistência aos Cegos.