Definida a equipe que representará o Brasil na competição mundial de profissões técnicas

Serão 56 jovens profissionais que irão participar da competição, realizada em São Paulo de 11 a 16 de agosto

Brasil será representado por 56 jovens profissionais técnicos na 43ª edição da WorldSkills Competition, que será realizada em São Paulo de 11 a 16 de agosto. Essa é a maior delegação já reunida pelo país para a competição. Na WorldSkills, os mais de 1,2 mil competidores, todos com menos de 22 anos de idade, de 63 países, disputam medalhas em 50 profissões da indústria e do setor de serviços. Ao longo de quatro dias de provas, eles precisam alcançar índices de excelência ao executar tarefas semelhantes às que realizariam em situações reais do dia a dia das indústrias ou no setor de serviços. Todos são avaliados pelas habilidades técnicas e pessoais.

Nos próximos dias, serão definidos os nomes dos competidores em três ocupações: TI Soluções de Software, Construção em Drywall e Administração de Sistemas de Rede. Os competidores do Brasil saíram de cursos de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Com bom desempenho nas aulas, eles foram escolhidos para participar da Olimpíada do Conhecimento. Os mais bem avaliados nessa competição continuaram o treinamento e disputaram entre si a vaga para o mundial, alcançando os índices técnicos da competição internacional.

Desde 1983, o SENAI representa o Brasil no evento, acumulando 68 medalhas e 111 certificados de excelência, com significativa melhoria nos últimos anos. Saiu de cinco medalhas em 2005 para 12 em 2013. Ao longo desses anos, o número de competidores brasileiros também cresceu. Eram 28 competidores em 2011 e, neste ano, serão 56.

“Ao enviarmos representantes para um maior número de ocupações, temos a oportunidade de desenvolver conhecimentos e internalizá-los nas escolas do SENAI.  Na competição, buscamos a excelência, temos a oportunidade de fazer intercâmbios com especialistas de outros países. Tudo isso enriquece o conhecimento disseminado para todas as escolas”, afirma o diretor de operações do SENAI, Gustavo Leal. Ele lembra ainda que, quando o SENAI melhora sua capacidade de formação de profissionais, ajuda a ampliar a produtividade do trabalho na indústria, um ponto fundamental para o crescimento econômico e o enfrentamento da concorrência com outros países.

TORCIDA EM CASA – A delegação que representará o Brasil na WorldSkills São Paulo 2015 será a primeira a contar de perto com a torcida brasileira. É a primeira vez que o mundial de profissões técnicas ocorre em um país da América Latina. A escolha da sede – feita a partir da candidatura dos países associados à WorldSkills International – avaliou aspectos como capacidade e infraestrutura. O interesse do Brasil em receber a competição se deu, principalmente, pela capacidade de o evento aumentar o interesse dos jovens brasileiros pela educação profissional.

A Competição ocupará 213.000 m² do Anhembi Parque, abrangendo Pavilhão de Exposições, Sambódromo e Palácio de Convenções. Será a primeira vez na história do Anhembi que um evento ocupará as três áreas simultaneamente.

Os principais números da competição 
- 1.230 competidores inscritos
- 62 países de cinco continentes participam
- 50 ocupações
- 800 voluntários
- 200 mil visitantes esperados

Redes sociais 
Acompanhe as novidades da WorldSkills São Paulo 2015: FacebookTwitterInstagram, e no YouTube.

Relacionadas

Leia mais

Faltam três meses para a WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo
SENAI promove competição de mulheres em sistema de energia solar
VÍDEO: A WorldSkills é muito mais que uma competição. Veja o último episódio do programa

Comentários