Cuidados com a voz: veja dicas para manter a saúde vocal

Fonoaudiólogas ensinam como cuidar deste importante instrumento de trabalho para professores

A voz é um precioso instrumento de trabalho dos professores. Por isso, é muito importante cuidar bem delas. As fonoaudiólogas Fabiana Zambon e Mara Behlau, autoras do Bem-estar vocal: uma nova perspectiva de cuidar da voz, produzido pelo Programa de Saúde Vocal do Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro – SP) em parceria com o Centro de Estudos da Voz (CEV), dão dicas de como cuidar bem das cordas vocais:

- A voz humana é resultado da passagem do ar pela laringe, que faz com que as cordas vocais vibrem e produzam os sons da fala.

- Condições de temperatura; estado de ânimo e de saúde; alimentação e estresse podem alterar a qualidade da voz.

- Para manter o bem-estar vocal, o professor precisa dosar o tempo de fala dentro da sala de aula. Recomenda-se fazer pequenos intervalos entre as explicações para a voz se recuperar.

- Intercale as explicações com outros recursos didáticos, como vídeos, trabalhos em grupo ou dinâmicas.

- Nos dias em que estiver mais cansado ou gripado, por exemplo, fale mais baixo; mais devagar; use frase curtas e diretas e evite longos períodos de fala.

- Evite competir com ruídos externos. Fechar a porta, se aproximar dos alunos e chamar a atenção com palmas podem ser boas alternativas. Peça silêncio com a voz mais grave e firme.

- Em dias de festas ou de atividades realizadas em espaços abertos, usar apito ou bater palmas é bem mais saudável do que gritar.

- Não fale virado para a lousa. Isso vai exigir um tom de fala ainda mais alto para que os alunos te compreendam.

- Manter-se hidratado melhora as condições de vibração das pregas vocais e dilui o muco espesso. Por isso, tome goles de água durante a aula.

- Evite pigarrear. Isso irrita as cordas vocais e pode favorecer o aparecimento de lesões nos tecidos da laringe.

- Cuidar da alimentação é cuidar da voz: alimentos pesados e muito condimentados podem prejudicar a digestão, favorecer o refluxo gastroesofágico, provocar rouquidão e limitar a respiração, o que dificulta a fala.

- Professores com problemas de voz podem sentir-se frustrados e ansiosos, podem ter que mudar seu estilo de aula, falar menos ou repetir a mesma coisa para serem compreendidos. Isso compromete as atividades de trabalho, a vida social e o equilíbrio emocional.

- Procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista se você perceber que sua voz fica rouca e mais cansada no fim do dia do trabalho ou se sintomas como ardência, dor de garganta, perda da voz persistirem por mais de 10 ou 15 dias.

Relacionadas

Leia mais

Youtubers conhecem projetos do SESI e do SENAI pelo Brasil
5 provas de que SESI e SENAI apostam no futuro do Brasil
VÍDEO: SESI e SENAI estão entre as melhores instituições de ensino da América Latina

Comentários