Coxim recebe sala de aula móvel do Senai Educa e abre 40 vagas em curso gratuito

Oportunidade é para auxiliar administrativo; trata-se do quinto município, de um total de 46, beneficiado por esses novos ambientes de qualificação

O Senai Educa, maior programa de formação profissional de Mato Grosso do Sul, iniciou, na semana passada, em Coxim o curso gratuito de auxiliar administrativo, que está sendo oferecido na sala de aula móvel de um total de 92 adquiridas pelo Sistema Fiems para ampliar o acesso aos 269 cursos gratuitos de qualificação profissional disponibilizados em 46 município, totalizando 67.602 vagas. Trata-se da 5ª cidade a receber esses novos ambientes de qualificação, enquanto a 1ª foi Eldorado, a 2ª foi Naviraí, a 3ª Brasilândia e a 4ª Bataguassu.

Segundo o gerente do Senai de Rio Verde, Valter Costa de Almeida, que coordena as ações da entidade na região norte do Estado, ao todo são duas turmas com 20 alunos cada, totalizando 40 vagas. "A sala de aula móvel está instalada na Praça da Concha Acústica, localizada no centro da cidade, onde o curso será realizado nos períodos vespertino e noturno", informou, destacando a importância da parceria com a Prefeitura de Coxim. "Sou testemunha da preocupação do prefeito Aluizio São José com qualificação da população e, consequentemente, com a geração de empregos", pontuou.

Já o prefeito Aluizio São José, que participou do início do curso, destacou que um dos requisitos levados em consideração para instalação de empresas é a mão de obra qualificada oferecida pelo município. "Por conta disso, temos trabalhado para capacitar a mão de obra de Coxim, principalmente, em parceria com o Senai. "Estamos construindo o sonho de oportunizar a capacitação da nossa gente, que se prepara para o mercado de trabalho", destacou.

Para o secretário municipal de Assistência Social, Sérgio Wanderly, a atual administração tem trabalhado com uma nova forma de assistir os cidadãos, ou seja, tem dado o peixe e ensinado a pescar. "Não queremos que as pessoas fiquem eternamente dependentes de políticas assistenciais, por isso estamos oportunizando a qualificação profissional", ponderou.

Estrutura

Dos 92 containers salas de aula adquiridos para o Senai Educa, 28 têm capacidade para 40 alunos cada, enquanto 19 podem receber até 20 alunos cada, 5 vão servir de laboratórios de informática com capacidade para 16 alunos cada, outros 10 containers são multifuncionais, servindo tanto para sala de aula, quanto para laboratório, e os 30 restantes são almoxarifados. "Por meio dessa nossa nova ferramenta de qualificação, vamos criar uma base regional de mão de obra capacitada e esse estoque de profissionais vai suprir as necessidades das indústrias instaladas no Estado", declarou o presidente da Fiems, Sérgio Longen.

Ele também destacou que os containers também vão reforçar a oferta de cursos de formação profissional do Senai nos bairros de Campo Grande onde é executada um ação em conjunto com as Associações de Moradores desde 2011. "Agora vamos melhorar as condições para o aprendizado, porque os containers são climatizados, têm acústico adequado e contam com toda a estrutura de uma sala de aula moderna", esclareceu, completando que para a Capital foram disponibilizados 24 salas de aula móveis, 4 para cada uma das regiões Imbirussu, Lagoa, Segredo, Prosa, Bandeira e Anhanduizinho.

Para este ano, o Senai Educa ofertou 67.602 vagas e, até julho deste ano, 44.115 delas já foram preenchidas, ou seja, 65,25%, restando ainda 23.487 vagas distribuídas pelas cidades de Água Clara, Amambai, Anastácio, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dourados, Eldorado, Glória de Dourados, Inocência, Ivinhema, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.

Relacionadas

Leia mais

Salas de aula móveis do Senai Educa chegam a Ponta Porã
Longen reforça Senai Educa em 46 cidades com 269 cursos para atingir 67 mil vagas
Longen lança Senai Educa com 60 mil vagas gratuitas em 269 cursos para 45 cidades

Comentários