Conheça os destaques da programação da Olimpíada do Conhecimento nesta quinta (5)

Até domingo (8), evento realizado pelo SESI e pelo SENAI em Brasília apresenta inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e revolucionar a educação. A Olimpíada do Conhecimento tem entrada gratuita todos os dias das 9h às 18h

De hoje a domingo (8), Brasília recebe a Olimpíada do Conhecimento 2018, um espaço de 25 mil metros quadrados repleto de inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e revolucionar a educação. Lá, os visitantes poderão conhecer a Cidade Inteligente e a Escola do Futuro, ambientes criados pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que mostram as principais tendências de inovação e tecnologia voltadas para aprendizagem, qualidade de vida e competitividade.

O evento terá ainda um ciclo de palestras imperdível com inscrições gratuitas, que podem ser feitas no site da OC2018. Também é possível acompanhar  ao vivo pelo site oficial . Confira abaixo a programação de hoje e saiba como chegar até a estrutura montada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). A visitação é aberta e gratuita de 9h às 18h.

Na OC2018, vão ter palestras gratuitas com youtubers, chefs de cozinha e estilistas. Iberê Tenório, Felipe Bronze, Rafael Cortez, Marcelo Tas, Eduardo Faria (do canal Venom Extreme) e o estilista Ronaldo Fraga são apenas alguns dos convidados

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no pelo site da OC2018.

15h - Murilo Gun
O Segredo do Fracasso: Empreendendo na Internet

O segredo do fracasso é uma palestra na qual Murilo conta a trajetória dele, partindo de meados dos anos 90, quando ele começou a empreender na internet (logo quando a internet chegou no Brasil) até a mudança de carreira dele, reinvenção como comediante (onde também continuou empreendendo, só que dessa vez individualmente). E mais recentemente, uma nova reinvenção, montando uma startup de educação online, que é a Keep Learning School.

17h - Marcelo Tas e Luiz Felipe Pondé
A Transformação Digital e seus impactos na vida real hoje e no futuro

Tas e Pondé irão conversar um pouco sobre o impacto da transformação digital na vida das pessoas, e consequentemente na educação e na indústria. Qual serão as profissões do futuro? Quais os anseios dos jovens da era digital? Como as escolas deverão preparar os novos profissionais? 

De forma eficiente, as cidades inteligentes usam tecnologia e inovação para reduzir os impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. Seguindo esse conceito, a Cidade Inteligente da OC2018 foi projetada com 11 ambientes que mostram aplicações em impressão 3D, inteligência artificial, realidade aumentada, internet das coisas, robótica avançada e muito mais.

Ao visitar o evento, você encontrará desde um bueiro com sinalizadores de entupimento, até uma faixa de pedestre que muda de cor para mostrar ao motorista que tem gente atravessando. A casa inteligente terá eletrodomésticos de última geração, guarda-roupa virtual e interações por comando de voz.

A visitação é aberta e gratuita de 9h às 18h.
 

Faixa de pedestre que muda de cor para mostrar ao motorista que tem gente atravessando é destaque na Cidade do Futuro

15h - Aula de cozinha com Leonardo Young
No espaço Gourmet Tech, vai ter aula de cozinha com ex-participantes do maior reality show de gastronomia do Brasil. Hoje é dia de aula com o masterchef como Leonardo Young.

Espaço Gourmet Tech vai receber astros da gastronomia para aulas e dicas

Para o desenvolvimento das cidades inteligentes, a Olimpíada do Conhecimento mostra a importância de métodos e tecnologias inovadoras na educação. Assim, na Escola do Futuro os visitantes podem conferir o Espaço Maker, ambiente onde os participantes colocam a mão na massa para criar produtos com auxílio de diversas tecnologias, das mais simples, como martelos e serrotes, às mais sofisticadas, como drones e impressoras 3D. Nesse espaço, também são apresentados trabalhos desenvolvidos por estudantes do SESI e SENAI.

GRAND PRIX DE INOVAÇÃO
Das 9h às 18h
No Grand Prix de Inovação, quatro empresas (Dassault Systèmes, Fiat Chrysler, Gerdal e Ambev) desafiam oito equipes com seis estudantes da EBEP do SESI e do SENAI de 13 estados. Eles precisam desenvolver, em 44 horas e usando conceitos de inovação aberta e criatividade, empreendedorismo e redes colaborativas, soluções para os problemas propostos. A competição começa às 9h e pode ser acompanhada diariamente pelo público.

MOSTRA INOVA
Das 9h às 18h
Alimentos com ingredientes inusitados, sistemas que controlam o consumo de água e equipamentos que facilitam o dia a dia das pessoas com deficiência estão entre os 50 produtos e processos inovadores do SENAI e do SESI que serão apresentados na Mostra Inova. Os produtos estarão disponíveis fisicamente e os processos serão expostos virtualmente (por vídeos). Os visitantes, por meio de votação, ainda podem votar nos produtos e processos mais inovadores.

DESAFIO DE ROBÓTICA NA INDÚSTRIA
Das 9h às 18h
Estudantes do SENAI e do SESI vão participar do Desafio de Robótica na Indústria. Trata-se  de um jogo para robôs, de diferentes plataformas de hardware. Essas máquinas, construídas pelos próprios estudantes, vão atuar de maneira autômoma (programada) em um período do jogo, e controlada em outros momentos. Divididos em equipes, os estudantes terão de cumprir tarefas ligadas ao setor industrial.

Estudantes construirão robôs de Lego e terão de cumprir tarefas ligadas ao setor industrial

ESPAÇO MAKER
Das 9h às 18h
A Escola do Futuro reúne ambientes criativos e metodologias que dialogam com as tendências e movimentos contemporâneos da educação.Tudo isso será apresentado ao público no Espaço Maker, onde acontecerá a exposição de projetos de alunos do SESI e do SENAI. Vão desde aplicativos, produção de animações e vídeos, modelagem em 3D, modelo de casa inteligente, um dispositivo eletroeletrônico capaz de identificar a falta de energia e comunicar em tempo real o problema à companhia elétrica, um game como ferramenta utilizada na Educação, novas válvulas de gás, extrusora eficiente para o processo de reciclagem de plásticos até projetos de automação dos processos automotivos.  

MOSTRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA
Das 9h às 18h
No espaço, estudantes da Educação Básica Articulada com a Educação Profissional (EBEP) do SESI e do SENAI apresentam projetos de inovação científica e tecnológica para solucionar problemas reais. Ao todo, são 48 projetos em fase de desenvolvimento. A mostra tem como objetivo incentivar a aprendizagem em ciências, tecnologia, engenharia, artes, design e matemática, por meio de projetos científicos e de engenharia para fortalecer a cultura científica da inovação e do empreendedorismo.

SAIBA MAIS
10º edição da Olimpíada do Conhecimento
5 a 8 de julho de 2018
Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), próximo à ponte JK
Entrada gratuita

Relacionadas

Leia mais

Conheça 30 novas profissões que vão surgir com a Indústria 4.0
SENAI divulga dados inéditos sobre profissões do futuro nesta quinta-feira (05)
13 motivos para visitar a Olimpíada do Conhecimento 2018

Comentários