Competidores brasileiros têm dia de ambientação na olimpíada mundial de profissões

Competidores que vão representar o Brasil na WorldSkills São Paulo 2015 têm o primeiro contato com os equipamentos que serão utilizados na disputa

O paulista Luiz Felipe de Souza, especialista em Carpintaria de Telhados, nos últimos ajustes antes do início da disputa

Depois de vários meses de treinamento e muita expectativa, os competidores que vão representar o Brasil na WorldSkills São Paulo 2015 têm, nesta segunda-feira (10), o primeiro contato com os equipamentos que serão utilizados na disputa. É o dia de ambientação para os 56 profissionais de áreas técnicas da indústria e do setor de serviços. A competição, organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), estará aberta ao público a partir desta quarta-feira (12).

A sul-mato-grossense Iracema Vilalva, que vai disputar em Panificação, chegou cedo ao Anhembi Parque, em São Paulo. Desembalando e organizando vários utensílios, ela falou com a Agência CNI de Notícias. “Preciso deixar tudo em ordem, do melhor jeito para poder trabalhar. Não posso esquecer de nada. Tudo que vou usar tem de ficar aqui ao meu alcance. Se estiver faltando algum equipamento, preciso correr atrás”, conta.

O treinador da jovem, Ronio Gonçalves, acompanha tudo de perto. Ele diz que, além da organização de utensílios, Iracema literalmente vai botar a mão na massa. “Ela vai testar os fornos e até fazer pão. Inclusive trabalhar uma massa para ver como é o funcionamento dos equipamentos. É para entrar no campo de batalha bem preparada, sabendo que se algo der errado, ela tem como contornar a situação”, explica.

Iracema e o técnico checam os equipamentos

Da Panificação para a Funilaria. Para o competidor paulista Matheus Arruda, esse primeiro contato é importante para fazer o reconhecimento do ambiente e dos equipamentos. “É a hora que a gente tem para se acostumar com o lugar que vamos trabalhar. E assim dá para conferir o material que vamos usar para não ficarmos perdidos”, diz.

Matheus foi ouro na etapa nacional da disputa em Funilaria e agora espera repetir o resultado. Para ele, o segredo é manter a tranquilidade. “É só não ficar nervoso. Independentemente se tem um monte de país aqui, é preciso manter a calma”, afirma.

Na modalidade de Construção de Estruturas para Concreto, a jovem Vanessa de Lourdes da Silva, de Cuiabá, também estava atenta aos mínimos detalhes. “A gente tem de ver tudo. Se algum equipamento estiver com problema, tem de trocar agora, para poder começar a prova com tranquilidade. Até porque a expectativa é ganhar o ouro”, afirma.

A WORLDSKILLS – De 12 a 15 de agosto, 1.200 jovens de 62 países disputam o título de melhor profissional do mundo em 50 ocupações da indústria e do setor de serviços, como mecatrônica, robótica manufatura integrada, manutenção de aeronaves, marcenaria, design gráfico, polimecânica, joalheria, panificação e outras. Nas provas, os competidores precisam executar tarefas do dia a dia das profissões que escolheram. A equipe brasileira é formada por 50 alunos formados no SENAI e seis no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Essa é a maior delegação já reunida pelo país para a competição internacional.

VISITAÇÃO GRATUITA – A entrada é de graça. No dia 12 de agosto (quarta-feira), a visitação vai das 10h às 17h. Nos dias 13 e 14 (quinta e sexta-feira), das 9h às 17h.  No dia 15 (sábado), das 9h às 16h. Ônibus gratuitos saem de hora em hora em frente ao Arquivo Público de São Paulo, perto da estação Tietê do metrô. A volta para o local de partida também sai de hora em hora.

LINKS RÁPIDOS
Conheça a delegação brasileira: www.senai.br/delegacaobrasileira/
Informações gerais: www.senaiolimpiadas.com.br/
Cobertura completa: www.portaldaindustria.com.br/senai/canal/olimpiada_noticias
Site oficial: www.worldskillssaopaulo2015.com 

Relacionadas

Leia mais

Sistema Indústria abre 10,5 mil vagas para cursos pagos e gratuitos
As 10 profissões técnicas mais estáveis na crise
7 motivos para visitar a WorldSkills 2015, em São Paulo

Comentários