Brasileiros começam afiados no primeiro dia do WorldSkills 2013

Os 41 integrantes da delegação brasileira acordaram cedo para tomar café da manhã e partiram para o Leipziger Messe Samsung Arena antes das 8h

Depois da festa da abertura do Worldskills 2013, os competidores dos 53 países se recolheram nos hotéis para se prepararem para o início da competição na manhã desta quarta (3). O clima é de nervosismo e de bastante expectativa para a realização das provas. Os 41 integrantes da delegação brasileira acordaram cedo para tomar café da manhã e partiram para o Leipziger Messe Samsung Arena antes das 8h.  A competição segue até sábado e, no domingo (7), sai o resultado final com os vencedores em cada uma das 46 modalidades. 

Durante a execução das provas, os competidores são proibidos de conversarem com qualquer pessoa. Eles têm de planejar e realizar a tarefa dada pelo chefe da modalidade do Worldskills em áreas reservadas apenas para os participantes da disputa. Eles são analisados desde a regras de segurança no trabalho ao desempenho na execução das atividades. Tudo isso correndo contra o relógio, pois cada prova tem um tempo determinado para acontecer. 

Henrique da Silva Santana participa na modalidade Fresagem CNC

O paulista Henrique da Silva Santana, 20 anos, participa do WorldSkills na modalidade Fresagem CNC.  Ele entrou no SENAI, em Campinas (SP), em janeiro de 2009 para fazer cursos de aprendizagem industrial de mecânica de usinagem. Nesta área, os competidores são avaliados pelos conhecimentos teóricos e práticos no ofício e precisam dominar programas de fresagem CNC para criar peças que otimizem o tempo de usinagem. 

EM AÇÃO - No mesmo pavilhão do Henrique, o mineiro Jacques Dias Prado, 21 anos, já executava suas tarefas de Tornearia CNC, processo empregado para produzir peças e componentes metálicos com geometria cilíndrica, utilizando-se de máquinas controladas numericamente denominadas Tornos CNC. Prado entrou no SENAI Américo Renê Gianeti, em Belo Horizonte (MG), em agosto de 2009 para fazer o curso de aprendizagem em mecânica. 

A cearence Patrícia Gomes também estava a mil por hora. Ela concorre na modalidade cabeleireiro, em que os avaliadores prestam atenção se os candidatos dominam técnicas de corte, coloração e penteados. Para ter um bom desempenho, Patrícia deve aliar conhecimento de moda, criatividade e imaginação à habilidade na realização de produções artísticas. 

MAIS NOTÍCIAS: 
Acompanhe a cobertura jornalística do WorldSkills 2013 feita pelo Portal da Indústria: 

03.07.2013 - Arena Samsung de Leipzig, na Alemanha, se destaca pela grandiosidade 
03.07.2013 - Brasileiros começam afiados no primeiro dia do WorldSkills 2013 
02.07.2013 - Educação profissional abre portas para carreira promissora, afirma Merkel 
02.07.2013 - WorldSkills 2013 tem a maior participação brasileira da história do evento 
02.07.2013 Abertura do WorldSkills será transmitida ao vivo pela internet nesta terça 
27.06.2013 - Torneio mundial de profissões exige competências requeridas nas empresas

Relacionadas

Leia mais

Competidores brasileiros do WorldSkills 2013 receberão bolsas de estudo
Brasileiro viaja a Leipzig, na Alemanha, para torcer pelo país no WorldSkills 2013
Portal da Indústria acompanha delegação brasileira no WorldSkills 2013

Comentários