Belo Horizonte recebe exposição itinerante do Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça

Criado em 2004 pela CNI e pelo SESI, o prêmio apoia artistas com trajetórias ainda não consolidadas, promove a difusão da arte e democratiza o acesso à produção contemporânea

Considerada uma das mais importantes premiações do gênero no Brasil, em função do ineditismo e do amplo alcance, a exposição itinerante do Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas chega a Belo Horizonte (MG) pela primeira vez.

A partir desta sexta-feira (5), o público poderá conhecer os cinco vencedores da quarta edição do prêmio, que despontam como as promessas do cenário artístico brasileiro: André Komatsu (SP), Laura Belém (MG), Jonathas de Andrade (AL-PE), Paulo Nenflidio (SP) e Marcone Moreira (MA-PA). Confira as fotos dos artistas na galeria abaixo:Erro na galeria: 'utf8' codec can't decode byte 0xea in position 16: invalid continuation byte

O EVENTO - Instalada na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard (Palácio das Artes) até 2 de junho, a mostra já passou pelo Rio de Janeiro, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Cuiabá, Macapá e Maceió. Ao todo são 22 obras entre esculturas, criações sonoras, fotografias, instalações e desenhos.

O evento foi organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI), com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e apoio cultural da Fundação Clóvis Salgado e da Secretaria de Estado de Cultura.

Criado em 2004 pela CNI e pelo SESI, o Prêmio Marcantonio Vilaça apoia artistas com trajetórias ainda não consolidadas, promove a difusão da arte e democratiza o acesso à produção contemporânea. A cada dois anos, cinco artistas são premiados e recebem bolsa de R$ 30 mil para desenvolvimento de trabalhos de pesquisa. Proporciona, ainda, o acompanhamento de cada um dos artistas por um crítico de arte, a edição de catálogos bilíngues e a realização de mostra coletiva itinerante, que passa por sete cidades de todas as regiões brasileiras.

Para Thiago Maia, Gerente de Cultura do SESI em Minas, o prêmio é uma iniciativa bem sucedida que visa levar arte, cultura e conhecimento aos industriários e à sociedade. “O Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça, em suas quatro edições, consolidou-se como um dos mais importantes prêmios brasileiros de incentivo às artes plásticas, principalmente no que diz respeito à produção contemporânea”, ressalta Maia.

Jeef Keese, responsável pela coordenação de produção e montagem da exposição, explica que por se tratar de uma mostra itinerante o projeto adapta-se a cada local. “A proposta é recuperar a transparência do projeto original da galeria, removendo paredes que tampam os vidros voltados para a Av. Afonso Pena. Assim, quem passa pode ver as obras e se sente convidado a fazer uma visita”, explica.

SERVIÇO
4ª Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça
Exposição Itinerante – Belo Horizonte (MG)
Entrada: gratuita
Período: 5 de abril a 2 de junho de 2013
Abertura: 4 de abril, às 19h30
Local: Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard - Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro)
Horário: terça a sábado, das 9h30 às 21h; domingo, das 16h às 21h

Relacionadas

Leia mais

Goiânia receberá exposições do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas
FIEMG busca investimentos japoneses para recuperação do Rio Doce
Exposição do Prêmio Marcantonio Vilaça começa viagem pelo Brasil

Comentários