Barco-escola Samaúma capacita 280 pessoas em Macapá

Cursos como Padeiro, Confeiteiro, Introdução a Informática e Mecânica são algumas da opções oferecidas na capital do Amapá

São oferecidos cursos de Padeiro, Confeiteiro e outros

Proporcionar qualificação profissional é a principal missão do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Com a colaboração da instituição do Amazonas, que disponibilizou esse ano o barco-escola Samaúma II para qualificar a população do Amapá. Desta vez, estão sendo capacitadas no arquipélago do Bailique, em Macapá, 280 pessoas em 10 cursos gratuitos. A ação é resultado da parceria firmada entre o SENAI e a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM).

Com duração de duas semanas e carga horária que varia de 20h a 40h, os cursos ministrados por instrutores do SENAI estão acontecendo na escola flutuante, ancorada na Vila Progresso. Por chegar em locais de difícil acesso, a embarcação oportuniza que moradores de municípios ribeirinhos aprendam uma profissão que significa, inclusive, perspectiva de mudança de vida para quem recebe a capacitação.

Josué dos Santos Sarges, 17 anos, escolheu o curso de Introdução à Informática para desenvolver atividades extracurriculares, fazer trabalhos escolares e futuramente conseguir uma colocação no mercado.

“Nunca aprendi informática, então vai ser muito bom fazer o curso. Espero que apareçam mais oportunidades como essa”, disse.

As aulas são ministradas dentro do barco-escola Samaúma, inaugurado em 2014

O representante do SENAI do Amapá, Ronald Willer Pontes, destacou que a partir da semana que vem, novos profissionais estarão aptos a atuar no mercado de trabalho, seja de maneira formal ou informal.

“A comunidade poderá contar com novos padeiros e confeiteiros, pessoas com conhecimento de informática, costureiras, mecânicos de motor de popa, e de motor à diesel, além de eletricistas prediais. É gratificante contribuir para que membros da comunidade melhorem sua qualidade de vida por meio do ingresso no mercado de trabalho e adquiram autonomia financeira”, pontuou.

As unidades móveis fluviais levam educação profissional à comunidade e contribuem para transformar o sonho das pessoas em realidade, melhorando a vida de milhares de famílias. Em julho deste ano, o barco-escola Samaúma II –  inaugurada em 2014 – e sua equipe chegaram ao estado e contribuem com a missão de promover o desenvolvimento social e econômico.

Relacionadas

Leia mais

Instituto SENAI de Inovação monta laboratório com túnel de vento
SESI e SENAI oferecem qualificação profissional na região do Oiapoque
Hohoho! Papai Noel trouxe vagas em cursos do SENAI

Comentários