Alunos surdos se destacam e são oradores em formatura do SENAI

Estudantes do Acre deram lição de superação e perseverança em discursos. E mostraram que as diferenças não foram barreiras para o aprendizado

A oradora Jéssica Ferraz se formou em Aprendizagem Industrial no SENAI/AC

“Eu sou surda. Mas pensam que sou deprimida ou angustiada por isso? Não. Estou junto com meu grupo de amigos, terminando meu curso de montador e reparador de computadores, assim como eles, que são ouvintes. Eu consegui”, comemorou a formanda Jéssica Ferraz, oradora da Escola SENAI Cel. Auton Furtado, durante a solenidade de formatura da Aprendizagem Industrial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/AC), realizada na quarta-feira (12), no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac). Emocionando a todos, a ex-aluna fez questão de agradecer à instituição por todo o aprendizado que obteve ali.

Da mesma forma, pelo Instituto SENAI de Tecnologia, o orador foi o formando Ricardo Oliveira de Menezes, também surdo. “Gostei muito de ser aluno do SENAI. Independentemente da comunicação, não houve barreiras. Fiz muitos amigos, inclusive me convidavam para almoçar, mesmo não sabendo libras. Agradeço muito a todos”, relatou.

Ricardo Oliveira de Menezes se formou pelo Instituto SENAI de Tecnologia e fez amigos no curso

A formatura dos cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI é, segundo o diretor regional João César Dotto, um dos momentos mais marcantes para a instituição. “Consolida o trabalho de um ano de plena dedicação, muito esforço, momento de reconhecimento dos alunos, dos pais e da sociedade, e de agradecimento especial para a nossa equipe de gestores”. Para a gerente de educação profissional, Geane Reis de Farias, o sentimento é de alegria, além de muita energia.

“A aprendizagem é o primeiro degrau de uma caminhada para a formação profissional e humana, pois propicia a formação técnica, o desenvolvimento moral, psicológico, ético e social dos jovens que passam por nossas unidades, numa articulação entre educação e trabalho. Esperamos despertar em cada um deles o desejo de continuar aprendendo e de manter viva a motivação necessária para a concretização de seus sonhos”, almeja a gestora.

MERCADO EXIGENTE – Neste ano, mais de 600 alunos se matricularam nos cursos de aprendizagem do SENAI, nas unidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Parte integrante do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Acre (Sistema FIEAC), o SENAI apoia os setores industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços, como assistência técnica e tecnológica.

O presidente da FIEAC e do Conselho Regional do SENAI, José Adriano, aproveitou a ocasião para lembrar aos formandos que o mercado de trabalho exige cada vez mais profissionais competentes e qualificados. “Por isso, gostaríamos de agradecer a todas as empresas participantes pela confiança, a todos os instrutores pelo empenho e dedicação em compartilhar seus conhecimentos, a toda a equipe do SENAI e, especialmente, aos alunos. Todo os jovens aqui presentes têm em suas mãos não apenas um certificado, mas a esperança de concretizar sonhos”, finalizou o empresário.

Alunos na cerimônia de formatura dos cursos de Aprendizagem Industrial

Educação Inclusiva - No SENAI, todas as escolas e faculdades são preparadas para receber alunos com deficiências, por meio do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI). De 2007 até este ano, 197.878 alunos com algum tipo de deficiência estudaram no SENAI em todo o país. As turmas são inclusivas mas o SENAI também oferece programas de formação profissional específicos para empresas que querem capacitar profissionais com deficiência.

SAIBA MAIS - O programa TEM VAGA! de dezembro falou sobre inclusão. Assista:

Relacionadas

Leia mais

Histórias de sucesso profissional no SENAI da Paraíba
VÍDEO: Tem Vaga! Inclusão na escola e no mercado de trabalho
SENAI e institutos da Suécia avançam em projetos de pesquisa conjunta

Comentários