Alunos da UFPI visitam laboratório de Metrologia do SENAI-PI

Instituições firmaram parceria em 2011, com o intuito de ampliar a experiência técnica e científica dos alunos do curso de Engenharia Mecânica da universidade federal

Uma turma formada por alunos do 4° período do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Piauí – UFPI, visitou recentemente o laboratório de Metrologia do Centro de Formação Profissional “Cândido Athayde” - Unidade Operacional do SENAI em Teresina. Os estudantes estiveram acompanhados do professor da UFPI, Francisco Ricceli, e da gerente do CFP, Lívia Melo.

Na ocasião, o técnico do laboratório, Mário Pereira, fez uma apresentação sobre o histórico da atividade e das ferramentas de medição utilizadas no passado e nos dias atuais. Após a apresentação, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer todos os equipamentos instalados no laboratório e esclarecer de dúvidas sobre o funcionamento de cada instrumento. 

Para a universitária Thaís Portela, a visita foi proveitosa por se tratar de uma aula prática e importante para a aquisição de novos conhecimentos. “O laboratório do SENAI é completo, possui equipamentos de ponta que são essenciais para o aprendizado dos alunos do curso de Engenharia Mecânica”, afirmou a estudante. “Essa apresentação do técnico do SENAI sobre a atividade metrológica nos trouxe informações importantíssimas para o nosso desenvolvimento profissional”, concluiu. 

O estudante Leonardo Nunes comentou que a visita despertou o interesse dos alunos devido à credibilidade que o SENAI tem em termos de formação profissional. “Uma ação como essa só enriquece os nossos conhecimentos. A visita foi proveitosa e importante para todos nós”, ressaltou Leonardo.

A visita integra as atividades da disciplina de Metrologia, que faz parte da grade curricular do curso de Engenharia Mecânica. Em 2011, o SENAI-PI e a UFPI firmaram parceria, visando criar condições para ampliar a experiência técnica e científica dos alunos do curso de Engenharia Mecânica da instituição.

Paralela à visita foi ministrada uma palestra com o tema “Engenharia Mecânica”, proferida pelo coordenador do curso na UFPI, professor Elson Soares. O objetivo foi mostrar aos alunos do curso de Mecânica em Máquinas Operatrizes do SENAI a importância do curso para o mercado de trabalho e da necessidade da busca constante pelo conhecimento.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Laboratórios de metrologia do SENAI aumentam a qualidade e segurança dos produtos
SENAI Piauí desenvolve cursos técnicos em edificações
Programa Inova Talentos seleciona profissionais no Piauí

Comentários