Aluno do SENAI vai à Coreia do Sul se preparar para a WorldSkills

O jovem vai representar o Brasil na ocupação Webdesign na maior competição de educação profissional do mundo, em agosto, na Rússia
Gildson Hugo Cardoso dos Santos tem a oportunidade de trocar experiências com equipe coreana

É na tecnológica Coreia do Sul, país da Ásia Oriental, que o alagoano Gildson Hugo Cardoso dos Santos, aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Alagoas, aprimora os treinamentos para a WorldSkills 2019.

O jovem representará o Brasil na ocupação Webdesign durante a maior competição de educação profissional do mundo, em agosto, na cidade russa de Kazan. E trabalha com dedicação para conquistar uma medalha.

Para estar entre os melhores da educação profissional do mundo, o aluno do SENAI participa, até a próxima semana, de uma troca de experiências com uma equipe coreana no Global Institute for Transferring Skills (GIFTS). A instituição fica em Incheon, na costa ocidental do país, a oeste da capital Seul.

Hugo conquistou a vaga depois de participar de uma seletiva em Natal (RN) e do desempate, em Brasília (DF), ficando em primeiro lugar nas duas. Para o sucesso, segundo ele, o caminho é treinar. São, no mínimo, oito horas de treino nos dias úteis e, às vezes, em feriados e fins de semana.

“Cheguei a treinar 10, 12 horas por dia antes da seletiva. Tem que estar sempre insistindo, persistindo. Sempre tive vontade de ser uma referência na área e decidi apostar nisso. Larguei tudo para vir treinar e deu certo”, conta o estudante que, na volta ao Brasil, retomará a rotina de treinos em Brasília.

O SENAI de Alagoas já teve competidores que ganharam medalhas no mundial. A conquista mais recente é de um aluno nascido em Arapiraca. Durante a WorldSkills 2015, que aconteceu em São Paulo, Weverton Guilherme Santos Silva foi prata na ocupação “Construção em Alvenaria”. Hoje ele é instrutor da área de Construção Civil no SENAI.

Na edição de 2009, no Canadá, o também aluno do SENAI de Alagoas Tiago Nogueira foi ouro em IT - Software Solutions. Atualmente, trabalha com mídias sociais e dá consultoria à WorldSkills nas áreas de tecnologia da informação e soluções de software.

A WORLDSKILLS - Realizada a cada dois anos, a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. Os melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia e África e Pacífico Sul disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço. Eles precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade.

Há mais de 65 anos, a WorldSkills reúne jovens qualificados de todo o mundo, selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países, realizadas em etapas regionais e nacionais.

Relacionadas

Leia mais

Tudo sobre a WorldSkills 2019, o mundial de profissões técnicas
Nova ocupação da WorldSkills, Logística tem foco internacional
Jovens que vão disputar mundial de profissões técnicas, a WorldSkills, iniciam treinos

Comentários