Aluno do SENAI Cimatec participa de competição internacional

O baiano Leonardo Barbosa faz parte de uma das equipes selecionadas para a final da Etapa Brasil da L’Oréal Brandstorm
"Estou aprendendo bastante sobre desenvolvimento de um novo modelo de negócios", afirma Leonardo

O estudante de Engenharia Química do Centro Universitário SENAI Cimatec, Leonardo Santos Barbosa, participa da L’Oréal Brandstorm, competição internacional de inovação que tem como objetivo fomentar inovação na indústria da beleza. Ele é integrante da equipe Earth to Earth, uma das finalistas da Etapa Brasil da competição.

Na 28ª edição da L’Oréal Brandstorm, as equipes participantes foram desafiadas a criar uma solução inovadora para reduzir ou eliminar o uso de plástico nas embalagens. Das 150 equipes inscritas na etapa Brasil da competição, cinco foram selecionadas para a final nacional, que acontece em maio.

“Estar na final da etapa Brasil gera uma expectativa muito grande e estou esperançoso. Participar de desafios como este faz com que a gente trabalhe com gestão de negócios. Estamos estudando sobre mercado e inovação. Gosto bastante desse ambiente corporativo e vejo isso muito forte dentro da minha carreira”, conta Leonardo Barbosa, estudante do 9º semestre do curso de Engenharia Química.

Composta por estudantes de diferentes universidades, a Earth to Earth foi uma das equipes aprovadas para a final nacional. Além de Leonardo Barbosa, do Cimatec, fazem parte do time Claudelino Oliveira, estudante de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Júlio Américo Sellani Júnior, do curso de Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Na primeira etapa do desafio, os três contaram com a mentoria da professora Morjane Armstrong, que foi professora de Leonardo na disciplina Gestão da Inovação, no SENAI Cimatec. “A maior contribuição que esta experiência pode gerar para o processo de aprendizagem do aluno é a capacidade de permitir que ele se torne o capitão da sua jornada profissional. Este tipo de desafio impulsiona o aluno para a promoção da inovação por meio da imersão em um cenário competitivo e de incertezas, usando ferramentas do universo da inovação e do empreendedorismo”, comenta.

Desenvolver o perfil empreendedor nos alunos faz parte da formação da instituição. Durante a graduação, os alunos têm a oportunidade de experimentar três caminhos de carreira: Técnico-Gestor, Pesquisador e Empreendedor.

“Na Trilha do Empreendedor, a gente busca desenvolver no aluno, através de projetos, competências técnicas e habilidades sociais que extrapolam o aprendizado nas disciplinas. Trabalhamos este perfil em parceria com a Incubadora e Aceleradora de base tecnológica do SENAI Cimatec”, ressalta o pró-reitor de Graduação, Tarso Nogueira.

Próximos passos

Agora os estudantes participam de conferências com profissionais da multinacional e passam por mentorias para aprofundar os projetos. “Tem sido uma experiência enriquecedora. Estou aprendendo bastante sobre desenvolvimento de um novo modelo de negócios, estudando de forma mais aprofundada estratégias de mercado”, explica Leonardo Barbosa.

A equipe vencedora da Etapa Brasil vai participar da final internacional, que reúne os campeões nacionais de diferentes países. Além disso, poderá desenvolver o projeto por três meses na Station F, campus de desenvolvimento de startups, em Paris.

Os vencedores também terá a oportunidade de participar do One Young World Summit 2020, fórum mundial de liderança jovem previsto para acontecer em outubro, na cidade de Munique, na Alemanha. 

Relacionadas

Leia mais

SESI de São Paulo desenvolve plataforma digital própria para volta às aulas
SESI lança podcast sobre inovações da robótica
5 motivos para você baixar o aplicativo Geração SESI SENAI

Comentários