3 GIFs detalham alguns dos desafios da olimpíada mundial de profissões

CNI registrou o dia a dia dos competidores que participaram da WorldSkills, maior olimpíada mundial de profissões

A WorldSkills, olimpíada mundial de profissões que consagrou o SENAI como o melhor ensino técnico do mundo, avaliou jovens em 50 ocupações de áreas técnicas na última semana, de 12 a 15 de agosto. Para ajudar a explicar como funciona a competição, a Agência CNI de Notícias registrou o dia a dia dos brasileiros que lutaram por medalhas em Jardinagem e Paisagismo, Vitrinismo e Aplicação de Revestimentos Cerâmicos.

Em comum, as três provas desafiam o competidor a uma corrida contra o relógio: tudo precisa ser feito em 22 horas, durante os quatro dias da WorldSkills. O importante, além de respeitar o tempo, era fazer tudo com o máximo de qualidade, dentro de padrões internacionais.

Confira o que rolou em forma de GIFs:

APLICAÇÃO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS
Não é qualquer um que faz uma verdadeira obra de arte com azulejos. E o resultado do trabalho feito pelo paulista Thiago Augusto Blanco da Costa, medalhista de ouro na WorldSkills 2015, é digno de coleção.

O tema, brasileiríssimo, serviu de inspiração, mas não amenizou o desafio proposto pela prova. Em Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, nada pode passar despercebido: medidas, nivelamento, cortes das peças e acabamento têm de ser perfeitos. Tudo isso sem deixar de lado a limpeza do ambiente. Se o Cristo deixa o Rio mais lindo, Thiago conseguiu traduzir essa beleza!




JARDINAGEM E PAISAGISMO
O desafio da dupla mineira Alef do Nascimento Souza e Eric Coimbra da Silva era fazer um jardim daqueles que todo mundo gostaria de ter em casa. Isso inclui, por exemplo, calçada portuguesa, um pequeno lago e, claro, o plantio do jardim.

Percebeu que tudo isso envolve muito mais que mexer na terra? Tem muito de construção civil também. E para chegar ao resultado final, nada de bagunça. Os avaliadores ficam de olho na organização e no uso de equipamentos de segurança. Esforço que vale acompanhar!





VITRINISMO
Quando você passar por uma vitrine que te deixa hipnotizado, vai se lembrar que dá um trabalho danado para deixar tudo lindo daquele jeito. Essa ocupação vai muito além de vestir manequins. O manauara Maurício Duarte que o diga.

O primeiro dia de competição passou rápido. Das 10h às 18h, o jovem se dedicou a elaborar o projeto com base no tema escolhido pela organização: games. Depois, ele botou a mão na massa. Foram mais três dias de corta daqui, veste ali, pinta parede, até que o resultado sai. Ufa! No final, teve até aplauso.





SAIBA MAIS
- Conheça os 31 medalhistas brasileiros da WorldSkills 2015
- Brasil ganha maior número de medalhas em olimpíada mundial de profissões

LINKS RÁPIDOS
Veja todas as fotos: https://www.flickr.com/photos/cniweb/albums/
Cobertura completa: www.portaldaindustria.com.br/senai/canal/olimpiada_noticias

REDES SOCIAIS
Facebook: www.facebook.com/olimpiadasenai
Twitter: www.twitter.com/SENAI_Olimpiada
Instagram: senaiolimpiada
Periscope: SENAI_olimpiada
Snapchat: SenaiOlimpiada

Relacionadas

Leia mais

14 momentos em que a WorldSkills surpreendeu os visitantes
Próxima parada da WorldSkills será em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos
WorldSkills 2015 é destaque no Jornal Nacional, da TV Globo

Comentários