VÍDEO: Minuto da Indústria mostra que empresários estão menos confiantes

Eles não estão seguros para aumentar a produção e os investimentos


A confiança dos empresários da indústria diminuiu em setembro, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Eles perceberam uma piora mais forte nas condições da economia brasileira do que nos meses anteriores. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) mostra que os empresários não estão confiantes para dar um grande impulso na produção e no investimento.

O Minuto da Indústria mostra também que a decisão do Banco Central de manter a taxa básica de juros (Selic) em 6,5% ao ano é explicada pelo comportamento e as expectativas em relação à inflação, que deve fechar o ano em torno de 4,1%, abaixo da meta de 4,5%. Na avaliação da CNI, a Selic deve cair para que a atividade econômica se recupere com mais força. 

Outro destaque é um estudo da CNI que questiona a legalidade de sete taxas cobradas no comércio exterior. A cobrança feita por órgãos como Aneel e Anvisa, gera insegurança jurídica e encarece toda a cadeia produtiva. 

SAIBA MAIS - O Minuto da Indústria é uma produção da Agência CNI de Notícias veiculado todas as sexta-feiras. O vídeo traz os principais assuntos que foram destaque na semana sobre a indústria brasileira e internacional. Acompanhe!
 

Relacionadas

Leia mais

Diminui a confiança dos empresários da indústria, informa pesquisa da CNI
Expectativas em relação ao atingimento de metas de inflação justificam manutenção dos juros, destaca CNI
Estudo da CNI questiona legalidade de sete taxas cobradas no comércio exterior

Comentários