Quais benefícios o Cadastro Positivo oferece para MPMEs?

O sistema é um banco de dados que reúne informações relativas a crédito e obrigações financeiras, quitadas ou em andamento

O Cadastro Positivo é um programa que reúne as informações de adimplentes e inadimplentes em um mesmo banco de dados

Toda operação de crédito ocorre após uma análise do perfil financeiro de quem solicitou. O objetivo é reduzir os riscos para quem concede o empréstimo e ajudar a garantir que terá o valor de volta.

Para tornar essa análise mais precisa e justa para as duas partes, foi criado o Cadastro Positivo - um banco de dados que reúne informações relativas a crédito e obrigações financeiras, quitadas ou em andamento, de empresas e indivíduos. O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) explica tudo sobre o sistema e aponta os principais benefícios para as empresas e para a indústria. Confira!

De acordo com o Banco Central do Brasil, o sistema é um serviço prestado por empresas especializadas, que avaliam o risco de crédito de pessoas físicas e jurídicas, baseado em históricos financeiros e comerciais. As informações são sintetizadas numa nota de crédito (score), que é disponibilizada a bancos, financeiras e ao comércio, para definir os limites de crédito ou de venda para cada cliente e a taxa de juros a ser cobrada. 

Em 2011, a Lei Federal n° 12.414 só previa a abertura do Cadastro Positivo com autorização prévia do dono do CPF ou CNPJ. Isso significa, que as empresas podiam compartilhar apenas as informações dos clientes que estavam com as contas em dia e autorizavam a coleta dos dados. 

Contudo, em abril de 2019, foi sancionada a Lei Complementar n° 166, que altera o texto original e torna automática a inclusão de todo CPF e CNPJ no banco de dados. Com essa aprovação, a exigência do cadastro foi dispensada, permitindo a bancos e empresas compartilharem os dados dos clientes sem autorização prévia.

As informações que podem ser compartilhadas incluem as rotinas de pagamento de cada usuário, como quantas compras foram assumidas, quais débitos foram pagos em dia e quantos foram quitados em atraso.

O cadastro pode ser cancelado pelo dono do CPF ou CNPJ, bastando entrar em contato com um dos bureaus (Serasa, Boa Vista, Quod e SPC Brasil). Porém, os benefícios de permanecer no banco de dados são muitos e podem dar acesso a melhores condições de crédito.

Quais são os benefícios do Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo trouxe diversos benefícios, tanto para quem cede o crédito quanto para quem o solicita. 

Para empresas que vendem a prazo ou instituições financeiras que oferecem produtos de crédito, o programa oferece a oportunidade de ter acesso a dados mais precisos sobre o quão bom pagador determinado cliente é. Isso reduz potenciais riscos e permite oferecer melhores opções de pagamento e garantias de crédito reduzidas.

Por outro lado, quem solicita o crédito tem acesso a opções de juros mais justas, de acordo com seu histórico. Isso porque o programa considera que o perfil financeiro de um solicitante não é construído apenas nos momentos de adversidade.

O Cadastro Positivo permite que essas empresas tenham acesso a melhores opções, com taxas mais baixas e diversas oportunidades de financiamento

Antes, o cadastro daqueles que estavam com o nome “sujo” incluía tanto quem possuía um mau histórico de pagamento e nunca cumpriu seus compromissos em dia, quanto quem tinha uma trajetória de bom pagador, mas acabou com uma dívida atrasada eventualmente.

Agora, os dados de adimplemento também são considerados para compor o perfil financeiro e podem ser usados para análise de solicitações de crédito.

Essas informações ficam registradas nos sistemas do Serasa, Boa Vista, Quod e SPC Brasil para que outras instituições tenham acesso e possam consultar para fins de concessão de crédito.

Como ele pode ser benéfico para a indústria?

Muitas empresas buscam financiamento empresarial com instituições financeiras para projetos de expansão, abertura de filiais, aquisição de equipamentos, entre outros.

O Cadastro Positivo permite que essas empresas tenham acesso a melhores opções, com taxas mais baixas e diversas oportunidades de financiamento.

Por outro lado, ele também permite que as empresas ofereçam melhores opções de vendas a prazo a seus próprios clientes, reduzindo os riscos das operações e aumentando a confiabilidade dos negócios.

O Cadastro Positivo ainda pode auxiliar pessoas e empresas que não possuam comprovação de renda. Afinal, ele serve para criar um histórico de transações financeiras, que pode ser a porta de entrada ao crédito.

Conheça outros temas:  EconomiaEconomia CircularPropriedade IntelectualLicenciamento ambientalNovo Ensino MédioReforma Tributária , Retomada do Crescimento

Relacionadas

Leia mais

Blog do NAC esclarece dúvidas sobre crédito e outros temas
Endividamento: como organizar a vida financeira da sua empresa?
Novo acordo entre CNI e Caixa libera crédito para capital de giro

Comentários