Produção industrial de outubro superou setembro, mostra CNI

Crescimento foi restrito às grandes empresas. Médias registraram estabilidade e pequenas indústrias apresentaram redução da atividade. Intenção de investimento está acima da média histórica

Homem dirige empilhadeira em fábrica de papel e celulose

O Brasil registrou alta da produção industrial na passagem de setembro para outubro de 2023. De acordo com a Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o indicador de evolução da produção da indústria ficou em 50,9 pontos, acima da margem de corte. Valores abaixo de 50 pontos indicam queda e acima mostram aumento da produção. A média do indicador para os meses de outubro é de 51,6 pontos. Foram entrevistadas 1.640 empresas entre 1º e 13 de novembro de 2023.

A alta da produção foi restrita às grandes empresas, com indicador de 52,3 pontos. O índice de evolução da produção das pequenas empresas é de 49,8 pontos. O dado mostra estabilidade por estar perto da linha de corte de 50 pontos. Nas médias empresas, o indicador aponta queda, ao ficar em 49,1 pontos na passagem de setembro para outubro de 2023.

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica que o nível de estoques de produtos se aproximou do planejado pelas empresas em outubro.


"Esse comportamento dos estoques favorece o aumento da produção na eventualidade de uma futura alta da demanda", diz.


 

Além disso, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) aumentou um ponto percentual na passagem de setembro para outubro de 2023, para 71%, e segue dentro da média para os meses de outubro.

Intenção de investimento do setor industrial ficou acima da média histórica em novembro

O índice de intenção de investimento subiu 1,1 ponto na passagem de outubro para novembro e está em 55,6 pontos. Em novembro, o indicador ficou quatro pontos acima da média histórica da série e aponta para uma intenção de investir acima do usual.

Expectativas do empresário seguem moderadas em novembro

A pesquisa mostra que, em novembro, a intenção do empresário de aumentar as compras de matérias-primas aumentou. Os índices de expectativa de demanda e de compras de matérias-primas ficaram em 51,0 pontos. No entanto, estes índices estão abaixo de suas médias históricas para o mês.

Os índices de expectativa de quantidade exportada e de número de empregados ficaram ligeiramente abaixo da linha divisória de 50 pontos, em 49,8 pontos. Esse movimento mostra expectativas de manutenção dos níveis atuais nos próximos seis meses. Apesar de apontar para estabilidade, o indicador de contratação de mão-de-obra está acima da média histórica para o mês.

Relacionadas

Leia mais

Produção da indústria subiu em agosto e emprego ficou estável, aponta CNI
Produção industrial cai em julho, mas empresários seguem otimistas, avalia CNI
Indústria apresenta queda do faturamento e das horas trabalhadas na produção

Comentários