Produção da indústria voltou a cair em janeiro, mas queda foi menos intensa, informa CNI

A produção atingiu 47,4 pontos, contra 40,2 pontos em dezembro

A produção da indústria continuou recuando em janeiro, mas a queda foi menos intensa do que no mês anterior, revela a Pesquisa Sondagem Industrial, divulgada nesta sexta-feira (21), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A produção atingiu 47,4 pontos, contra 40,2 pontos em dezembro. Os indicadores variam de 0 a 100, com linha divisória nos 50 pontos: acima, indica crescimento; abaixo, queda.

A utilização da capacidade instalada (UCI) não se alterou entre dezembro e janeiro, mantendo-se em 70%. A UCI efetiva em relação à UCI usual para o mês subiu 1,3 ponto de um mês para outro, ficando em 43 pontos em janeiro, aquém, portanto, da linha divisória dos 50 pontos. "Embora tenha crescido, vale ressaltar que esse indicador ainda sinaliza desaquecimento da atividade industrial", destaca a pesquisa.

Com 48 pontos, o indicador do número de empregados também cresceu em relação a dezembro, mas permaneceu mostrando queda, pois manteve-se abaixo da linha dos 50 pontos. Os estoques efetivos, que estavam equilibrados em dezembro, ficaram aquém  do desejado em janeiro, como mostra o índice de 49,2 pontos.

As expectativas dos empresários em fevereiro para os próximos seis meses melhoraram na comparação com dezembro. A indústria está mais otimista tanto sobre a demanda, com 57,9 pontos, quanto sobre o volume das exportações (53,1 pontos), compras de matérias-primas (55,6 pontos) e contratação de empregados (51,1 pontos). Valores além dos 50 pontos indicam expectativa positiva.

A pesquisa Sondagem Industrial foi realizada entre 3 e 13 de fevereiro com 2.098 empresas, das quais 816 são de pequeno porte, 767 médias e 515 de grande porte.

Download de Arquivos

Sondagem Industrial Janeiro (PDF 222 KB)

Relacionadas

Leia mais

Confiança do empresário cai pelo terceiro mês consecutivo, informa CNI
Programa Almanaque Saúde abordará questões sobre a saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho
A inserção do Brasil nas cadeias globais de valor

Comentários