Programa Almanaque Saúde abordará questões sobre a saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho

Programa será uma revista eletrônica sobre alimentação, atividade física, curiosidades sobre o funcionamento do corpo humano e dicas práticas e saudáveis que podem ser incorporadas no dia a dia de qualquer pessoa

Nesta terça-feira (22), às 20h30, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Canal Futura estreiam o programa Almanaque Saúde, com foco em assuntos relacionados ao bem-estar e qualidade de vida, sobretudo, no trabalho. O programa será uma revista eletrônica sobre alimentação, atividade física, curiosidades sobre o funcionamento do corpo humano e dicas práticas e saudáveis que podem ser incorporadas no dia a dia de qualquer pessoa, inclusive no ambiente laboral. Com apresentação de Robson Santos e reportagens de Mariana Hein, o Almanaque Saúde colocará em pauta temas como stress, alcoolismo, sedentarismo, alergias, enxaqueca, higiene bucal e intoxicação alimentar. Os assuntos são ilustrados com experiências de sucesso da indústria brasileira, que mostram medidas simples que geram melhorias na saúde e bem-estar dos trabalhadores e de suas famílias.

Nos diferentes quadros da série, serão apresentadas receitas saudáveis, perguntas aos especialistas, dicas de exercícios, a importância dos exames preventivos e outras atitudes cotidianas que podem fazer a diferença na qualidade de vida das pessoas.

No primeiro episódio do Almanaque Saúde, o tema será qualidade de vida no trabalho ou no lar. Nele, o telespectador poderá conferir, entre outras questões, como alimentação balanceada e prática de atividades físicas estão relacionadas ao bem-estar. Já no segundo episódio, o programa aborda questões relacionadas às drogas, tema muitas vezes visto como um tabu dentro do ambiente de trabalho. O assunto, que também está intimamente ligado à vida pessoal, será tratado a partir de esclarecimentos de especialistas, exemplos de projetos de prevenção dentro de empresas e informações sobre os efeitos e consequências de substâncias lícitas e ilícitas.

De acordo com o diretor de Operações do SESI, Marcos Tadeu de Siqueira, a importância da disseminação de conhecimento sobre saúde, qualidade de vida e segurança no trabalho é de fundamental importância para fazer com que mais pessoas melhorem o estilo de vida e adotem hábitos mais seguros. “Isso propiciará que trabalhadores e futuros trabalhadores aumentem a produtividade e sejam pessoas mais satisfeitas com a vida e o trabalho. Consequentemente, as empresas terão mais condições de elevar sua competitividade”, completa.

A gerente de Conteúdo do Canal Futura, Debora Garcia, afirma que, para que o trabalho seja digno e saudável, é importante a atenção à qualidade de vida do trabalhador, à promoção da saúde e à criação de hábitos positivos diários, tanto em seu meio profissional como também em sua vida pessoal. “A série Almanaque Saúde funciona exatamente como uma ferramenta audiovisual para ajudar o telespectador do Futura a gerir sua saúde para que possa desfrutar mais de sua vida, em todos os âmbitos”, destaca.

ALMANAQUE SAÚDE

Estreia: 22 de novembro, às 20h30

Exibição: terças-feiras, às 20h30

Reprise: quintas-feiras, às 16h30

Duração: 30 min

Classificação: LIVRE

CONFIRA OS PRIMEIROS EPISÓDIOS:

Qualidade de Vida

22 de novembro, terça-feira, às 20h30

Qualidade de vida é fundamental para um dia a dia saudável. No trabalho ou no lar, questões como alimentação balanceada e prática de atividades físicas são indispensáveis para o bem-estar. Almanaque Saúde discute esses temas em meio a reportagens, conversas com especialistas e quadros informativos.

Drogas

29 de novembro, terça-feira, às 20h30

O tema drogas muitas vezes é visto como um tabu dentro do ambiente de trabalho. O assunto que também está intimamente ligado à vida pessoal será abordado no episódio, com esclarecimentos de especialistas, exemplos de projetos de prevenção dentro das empresas e informações sobre os efeitos e consequências de substâncias lícitas e ilícitas.

Cuidado Materno

6 de dezembro, terça-feira, às 20h30

Requisitadas no mercado de trabalho e com papel predominante no núcleo familiar, mulheres enfrentam desafios de conciliar, com saúde, maternidade e vida profissional. Este episódio de Almanaque Saúde explora questões relevantes relacionadas à maternidade, amamentação, readaptação da funcionária ao ambiente de trabalho e, ainda, construção de vínculos em uma sociedade que não segue um único modelo familiar.

Direitos, gêneros, coletivos

13 de dezembro, terça-feira, às 20h30

Sexo biológico, identidade de gênero, orientação sexual. As questões de gênero estão cada vez mais em pauta, e a luta por um tratamento igualitário e respeito aos direitos passa do individual para o coletivo. O episódio aborda questões como diferenças encaradas por homens e mulheres no ambiente de trabalho, assédios, relações profissionais e respeito às diferenças.

Leia também

Relacionadas

Leia mais

Sistema Indústria oferece 1.730 vagas gratuitas de capacitação empresarial e sindical no mês de maio
BNDES, Sebrae e Secretaria da Micro e Pequena Empresa apresentam plano de ação para pequenos negócios
Boa prática sindical baiana é apresentada em Recife

Comentários