Precisamos de planejamento para a retomada das atividades, diz presidente da CNI

Robson Andrade participou da Live JR, da TV Record. Ele avalia que abertura não pode ser imediata em meio à pandemia, mas alerta que é preciso planejar a retomada e sugere volta de forma gradual por regiões

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, afirmou que o poder público precisa organizar um planejamento para a retomada gradual das atividades no país. Segundo ele, o conjunto de medidas será essencial para os setores da economia reagirem com rapidez quando a pandemia da covid-19 começar a ceder. Robson Andrade participou nesta segunda-feira (25) da Live JR, da TV Record.

“Sabemos que a abertura não pode ser imediata no momento em que vivemos a pior crise da saúde mundial, mas precisamos saber como vai ser a retomada da economia, do trabalho e a maneira como esse planejamento será realizado”, disse o presidente da CNI. Ele destacou que sente falta de um planejamento para quando for possível uma abertura gradual para que o setor produtivo se prepare.

“O que mais causa insegurança para nós é a imprevisibilidade do que virá pela frente, mas precisamos saber como reagir à medida que a pandemia começar a ceder”, acrescentou. Robson Andrade comentou que a CNI enviou ao governo propostas para a retomada das atividades, que trazem inclusive exemplos internacionais.

Para o dirigente da CNI, a retomada das atividades econômicas do país deve ser dividida por regiões. “O Brasil tem que ser analisado por regiões, pois temos locais onde o numero de contaminados e de mortes ainda é pequeno. Em outras temos que ter mais atenção”, frisou. Ele mencionou como exemplo Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que têm situações melhores em relação à  covid-19.

Durante a entrevista, o presidente da CNI alertou que não é hora de pressionar governos para reabertura, mas que é preciso pressioná-los para construírem planejamentos. “Espero que essa pandemia passe logo, considerando, em primeiro lugar, a vida e a saúde das pessoas, para que a economia volte e possamos preservar empregos”, destacou.

Recursos públicos serão necessários para a recuperação econômica

Robson Andrade observou que caberá ao poder público injetar recursos financeiros para que a economia seja retomada após a crise causada pelo coronavírus. Ele pontuou também que a indústria não pode correr o risco de perder o capital construído ao longo dos anos, ao comentar a importância de haver um plano de recuperação judicial das empresas atingidas pela pandemia. O presidente da CNI defendeu ainda a necessidade de reformas estruturais para o país se recuperar, com destaque para as reformas tributária, fiscal e do Estado.

Na avaliação do presidente da CNI, a insegurança jurídica é um dos grandes obstáculos para o crescimento econômico do Brasil, uma vez que atrapalha o planejamento de negócios e a atração de investimentos estrangeiros. Robson Andrade alertou que há enorme espaço para investimento no país em áreas como o saneamento, setor elétrico, portos, rodovias e saúde.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Hora de ajudar as empresas é agora, diz presidente da CNI, em entrevista à TV Brasil
Coronavírus: 70% das indústrias brasileiras perderam faturamento
CNI integra seis iniciativas internacionais contra os efeitos do coronavírus na economia

Comentários