Popularidade do governo Dilma cai para 36%, mostra CNI-Ibope

Na pesquisa anterior, 43% dos brasileiros classificavam o governo Dilma como ótimo ou bom

A popularidade do governo Dilma Rousseff está menor do que no fim do ano passado. O número de pessoas que considera o governo Dilma ótimo ou bom recuou para 36%, informa a pesquisa CNI-Ibope,  divulgada nesta quinta-feira (27), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).  Na pesquisa anterior,  43% dos brasileiros classificavam o governo Dilma como ótimo ou bom. O percentual da população que aprova a maneira de governar da presidente caiu de 56% para 51%. A parcela da população que confia na presidente também recuou de 52% para 48%.

Conforme a pesquisa, a popularidade do governo caiu em todos os estratos da população avaliados. No entanto, a queda foi mais intensa entre os que moram em municípios pequenos, com até 20 mil habitantes e entre os eleitores mais jovens e os que ganham acima de cinco salários mínimos. Nos pequenos, municípios, o percentual dos que consideram o governo ótimo ou bom recuou de 59% para 44%.

A pesquisa mostra ainda que os brasileiros estão mais pessimistas  em relação ao final do governo Dilma. O número de pessoas que espera que o restante do governo seja ótimo ou bom  caiu de 45% para 36%. O percentual dos que acham que o final deste governo será ruim ou péssimo aumentou de 21% para 28%. O gerente executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, explicou ao Portal da Indústria os motivos da queda em vários indicadores positivos do governo Dilma. Ouça o áudio aqui.

A avaliação do governo Dilma Rousseff também piorou quando comparada ao governo de Lula.  O número de entrevistados que considera o governo Dilma pior  que o de Lula subiu de 34% para 42%. Para 46% da população os dois governos são iguais.

ÁREAS DE ATUAÇÃO - A pesquisa mostra que há descontentamentos em todas as nove áreas de atuação avaliadas. "O descontentamento aumentou mais notadamente com relação às políticas econômicas, refletindo maior preocupação com relação à inflação e ao desemprego", diz o levantamento. O percentual da população que desaprova as ações do governo no combate à inflação aumentou de 63% para 71%. E o número dos que desaprovam as políticas de combate ao desemprego subiu de 49% para 57%.

 

As áreas em que o governo tem as piores avaliações são saúde, segurança pública e educação. Ente os entrevistados 77% desaprovam as ações e as políticas do governo para a saúde, número 5 pontos percentuais maior do que o de novembro. Na segurança pública, o percentual de desaprovação subiu de 70% para 76% e, na educação, aumentou de 58% para 65%.

Registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o Protocolo BR-00053/2014, essa edição da  pesquisa CNI-Ibope foi feita com 2.002 pessoas em 141  municípios entre os dias 14 e 17 de março. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Download de Arquivos

Pesquisa CNI-Ibope (PDF 1,4 MB)

Relacionadas

Leia mais

Popularidade de Dilma Rousseff diminui e 19% aprovam a maneira de governar da presidente
Popularidade de Temer se mantém estável em 14%, aponta CNI-Ibope
Dilma Rousseff recebe campeões da olimpíada mundial de profissões técnicas, nesta quarta-feira (02)

Comentários